Deixe sua família ser transformada pela Palavra de Deus Evangelho para o Casal – 3º Domingo do Tempo Comum – Lc 1,1-4;4,14-21

No Evangelho de hoje, o evangelista São Lucas narra a cena de Jesus lendo o livro do profeta Isaías na Sinagoga de Nazaré: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor” (vv.18-19).

Após a leitura, Jesus anuncia o cumprimento da Palavra que Ele acabara de ler. A cena acontece logo no início da vida pública de Jesus, quando Ele inicia Sua missão e proclama Seu projeto de amor para a humanidade.

Quando recebemos o Sacramento do Matrimônio nós também recebemos de Deus uma missão: a missão de sermos testemunhas de Jesus, tendo a santidade como objetivo de vida e ajudando nossa família a chegar até o Céu. No Céu não há simplesmente as pessoas que foram legais ou boazinhas, mas há santos! Para chegarmos ao Céu precisamos ser santos.

Uma das formas de fazermos isso está justamente no texto do Evangelho: “Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele” (v.20).

Como podemos ter os olhos fixos em Jesus num mundo onde existem tantas atrações visuais que podem até mesmo nos levar ao pecado? Fortalecendo nossa fé com a Palavra de Deus!

Não podemos conhecer Jesus sem vivenciar a Sua Palavra. A Palavra de Deus nos revigora, ilumina nossos caminhos e nos direciona todos os dias. Ela nos ajuda a descobrir qual é a missão da nossa família.

Inclusive, no ano de 2019, o Papa Francisco determinou, por meio do  Motu Próprio Apetuit Illis, que o 3º Domingo do Tempo Comum, fosse celebrado como o Domingo da Palavra de Deus. Neste documento, o Papa disse: “Sagrada Escritura e Sacramentos são inseparáveis entre si. Quando os Sacramentos são introduzidos e iluminados pela Palavra, manifestam-se mais claramente como a meta de um caminho onde o próprio Cristo abre a mente e o coração ao reconhecimento de sua ação salvífica”.

Vejam que bonito o que o Papa escreveu: o Sacramento do Matrimônio pode ser iluminado pela Palavra de Deus e nela encontraremos o nosso caminho!

Além disso, o Papa também escreveu: “O texto sagrado inteiro possui uma função profética: esta não diz respeito ao futuro, mas ao hoje de quem se alimenta desta Palavra. Afirma-o claramente o próprio Jesus, no início do seu ministério: Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir (Lc 4,21)”.

Algumas sugestões para podermos ser uma família que se alimenta da Palavra de Deus:

– Procurem ouvir com atenção as leituras das Sagradas Escrituras que são proclamadas em todas as missas. Para estimular os filhos, vocês podem fazer perguntas sobre as leituras e sobre o Evangelho depois da missa.

– Leiam e reflitam diariamente as leituras e o Evangelho que a Liturgia propõe. Ouvir a reflexão que alguns sacerdotes divulgam nas mídias podem ajudar a escutar o que o Senhor quer nos dizer.

– Conversem sobre a Palavra de Deus em casa, com seu cônjuge e com seus filhos. Partilhem sobre o que o Senhor fala para vocês em determinado trecho.

Somos continuamente bombardeados com informações sobre trabalho, notícias, humor e tantas outras coisas. Isso agita a nossa mente e pode tirar o espaço de Jesus na nossa casa. Ler e refletir um trecho das Sagradas Escrituras pode ajudar a recolocar o Senhor no centro do nosso lar.

Hoje, o Senhor nos pede para atualizar a Palavra de Deus no nosso casamento. Isso não quer dizer adaptá-la ao tempo que vivemos ou mesmo aos ambientes que frequentamos, mas ‘torná-la atual’ e ‘viva’ na nossa vida conjugal e familiar. Deixemo-nos tocar e transformar pela Palavra, refletindo sobre nossos comportamentos errados e buscando nos converter a cada dia.

Deus nos chama a ser testemunhas do amor de Jesus e proclamar o Evangelho da Família e a Boa Nova do Casamento. Mas só poderemos proclamar com convicção se isso chegou aos nossos corações e nos transformou.

Maria, Porta do Céu, ajude para que a Palavra de Deus se faça presente na nossa casa.

Um abraço, fiquem com Deus.

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

Acesse o Youtube e inscreva-se em nosso canal

Evangelho para o casal – Ano 3 – nº 108

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}