Um novo Ano com a Mãe de Deus – Evangelho para o Casal / Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus – Lc 2,16-21

Neste primeiro dia do ano, a Igreja celebra a solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. É tão importante este título de Nossa Senhora, que serviu para a Igreja pôr fim às heresias relacionadas à pessoa de Cristo no Concílio de Éfeso já no século V. Sim, faz parte do depósito da fé que Jesus é uma única pessoa com duas naturezas, a humana e a divina e Maria é sua mãe.

Diz o Catecismo da Igreja Católica: “… Com efeito, Aquele que ela concebeu do Espírito Santo como homem e que se tornou verdadeiramente seu Filho segundo a carne não é outro que o Filho eterno do Pai, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade. A Igreja confessa que Maria é verdadeiramente Mãe de Deus (Theotókos)” (CIC 495).

O Evangelho de hoje traz o início da vida de Jesus: “Os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração” (Lc 2,16-19).

No dia 31/12/2022, faleceu o grande Bento XVI, nosso Papa emérito. Dotado de grande sabedoria e inteligência, é considerado por alguns como o maior teólogo depois de Santo Tomás de Aquino. No seu pontificado, de 2005 a 2013, além da missão de estar à frente da Igreja, ele nos brindou com alguns preciosos documentos e grandes catequeses.

Na reflexão de hoje, queremos trazer algumas de suas reflexões a respeito de Maria e desta solenidade:

O silêncio de Maria diante da encarnação

“A Comunidade cristã, que nestes dias permaneceu em adoração orante diante do presépio, olha hoje com particular amor para a Virgem Mãe. Identifica-se com ela enquanto contempla o Menino que acabou de nascer, envolvido em faixas e colocado na manjedoura. Como Maria, também a Igreja permanece em silêncio, para colher e conservar as ressonâncias interiores do Verbo que se fez carne e não dissolver o calor divino-humano que emana da sua presença. Ele é a Bênção de Deus!”

Angelus, 01 de janeiro de 2007

Maria, mulher de fé, de esperança e de caridade

“… Maria é grande, precisamente porque não quer fazer-se grande a si mesma, mas engrandecer a Deus. Ela é humilde: não deseja ser mais nada senão a serva do Senhor (cf. Lc 1, 38.48). Sabe que contribui para a salvação do mundo, não realizando uma sua obra, mas apenas colocando-se totalmente à disposição das iniciativas de Deus. É uma mulher de esperança: só porque crê nas promessas de Deus e espera a salvação de Israel, é que o Anjo pode vir ter com ela e chamá-la para o serviço decisivo de tais promessas. É uma mulher de fé: ‘Feliz de Ti, que acreditaste’, diz-lhe Isabel (cf. Lc 1, 45)… 

Vivendo intimamente permeada pela Palavra de Deus, ela pôde tornar-se mãe da Palavra encarnada. Enfim, Maria é uma mulher que ama. E como poderia ser de outro modo? Enquanto crente que na fé pensa com os pensamentos de Deus e quer com a vontade de Deus, ela não pode ser senão uma mulher que ama. Isto mesmo o intuímos nós nos gestos silenciosos que nos referem os relatos evangélicos da infância…”.

Carta Encíclica Deus Caritas Est, 41

Maria, aquela que traz a bênção

“No primeiro dia do ano, a liturgia faz ressoar em toda a Igreja estendida pelo mundo inteiro a antiga bênção sacerdotal, que ouvimos na primeira Leitura: ‘o Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!’ (Nm 6, 24-26)… 

Maria, a Virgem, esposa de José, a quem Deus escolheu desde o primeiro momento da sua existência para ser a mãe do seu Filho feito homem foi a primeira a ser preenchida por esta bênção. Ela, como a saúda Santa Isabel, é a “bendita entre as mulheres” (Lc 1,42). Toda a sua vida está na luz do Senhor, no âmbito do nome e do rosto de Deus encarnado em Jesus, o ‘fruto bendito do seu ventre’. O Evangelho de Lucas nos apresenta Maria deste modo: totalmente dedicada a conservar e meditar no seu coração tudo o que diz respeito ao seu filho Jesus (cf. Lc 2, 19.51). O mistério da sua maternidade divina, que hoje celebramos, possui de modo superabundante aquele dom da graça que toda maternidade humana traz consigo: de fato, a fecundidade do ventre sempre foi associada com a bênção de Deus. A Mãe de Deus é a primeira abençoada e é aquela que traz a bênção; Ela é a mulher que acolheu Jesus em si e o deu à luz para toda a família humana. Como reza a Liturgia: ‘permanecendo virgem, deu ao mundo a luz eterna, Jesus Cristo Senhor nosso’ (Prefácio da Virgem Maria, I)”.

Homilia 1º de janeiro de 2012 – Basílica Vaticana

A maternidade de Maria

“…Em ninguém, vemos melhor isto do que em Maria. A palavra do Crucificado ao discípulo — a João e, através dele, a todos os discípulos de Jesus: ‘Eis aí a tua mãe’ (Jo 19, 27) — torna-se sempre de novo verdadeira no decurso das gerações. Maria tornou-se realmente Mãe de todos os crentes. À sua bondade materna e bem assim à sua pureza e beleza virginal, recorrem os homens de todos os tempos e lugares do mundo nas suas necessidades e esperanças, nas suas alegrias e sofrimentos, nos seus momentos de solidão mas também na partilha comunitária; e sempre experimentam o benefício da sua bondade, o amor inexaurível que ela exala do fundo do seu coração. Os testemunhos de gratidão, tributados a ela em todos os continentes e culturas, são o reconhecimento daquele amor puro que não se busca a si próprio, mas quer simplesmente o bem…”. 

Carta Encíclica Deus Caritas Est, 42

Que possamos, com a ajuda de Maria, Mãe de Deus e nossa mãe, alcançar nossa principal meta, não só para esse ano que hoje se inicia, mas para todos os dias da nossa vida: a santidade!

Maria, Porta do Céu, ajuda-nos a caminhar sempre de mãos dadas com Seu Filho Jesus!

Um abraço, fiquem com Deus!

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

Ano 3 – nº 153 – 01/01/2023

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}