A poderosa intercessão de Maria no casamento Evangelho para o Casal / 2º Domingo do Tempo Comum – Jo 2,1-11

O Evangelho de hoje narra um fato acontecido em uma festa de casamento em Caná da Galileia. O evangelista São João relata que Maria estava presente na festa e que foram convidados Jesus e seus discípulos (vv.1-2).

É uma cena bastante conhecida de todos nós este milagre de Jesus, a transformação da água em vinho: “Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: ‘Eles não têm mais vinho’” (v.3), ou seja, ao perceber a falta de vinho na festa do casamento, Maria vai comunicar o fato a Jesus e, em seguida diz “aos que estavam servindo: ‘Fazei o que ele vos disser’”.

O Catecismo da Igreja Católica assim nos ensina: “No limiar de sua vida pública, Jesus opera seu primeiro sinal – a pedido de sua mãe – por ocasião de uma festa de casamento. A Igreja atribui grande importância à presença de Jesus nas núpcias de Caná. Vê nela a confirmação de que o casamento é uma realidade boa e o anúncio de que, daí em diante, será um sinal eficaz da presença de Cristo”. (CIC 1613)

Pela intercessão de Nossa Senhora, os serventes fizeram o que Jesus lhes disse e o milagre aconteceu. Para que também aconteça o milagre na nossa casa, é necessário estarmos dispostos a fazer aquilo que Jesus nos pede.

Ainda que não saibamos ou não percebamos, Maria está sempre conosco e está constantemente atenta às nossas necessidades para poder levá-las até Jesus. Porém, nossos corações devem estar abertos e devemos fazer aquilo que Jesus nos diz.

Quantos casamentos acabam por não terem mais o vinho da alegria neles? Ou por não existir mais o respeito? Ou mesmo por ter esfriado o amor? Mais ainda, quantos casais não passam por grandes batalhas espirituais?

Para se vencer uma batalha espiritual é preciso usar armas espirituais. Se o inimigo de Deus quer destruir o relacionamento conjugal, Nossa Senhora pode e quer nos ajudar! Uma maneira simples e rápida de pedirmos a intercessão de Nossa Senhora é a oração do Rosário.

O Santo Terço é uma poderosa arma contra os inimigos do casal e da família. Em Fátima, Nossa Senhora pediu aos pastorinhos que rezassem o Rosário pela conversão dos pecadores e que fizessem penitência. Depois, ela revelou à vidente irmã Lúcia, que “o confronto final entre o Senhor e o reino de Satanás” seria ‘sobre a família e sobre o matrimônio’”.

Porém, não temos ouvido os apelos de nossa querida Mãe, a Virgem Maria, e, para muitos, a recitação do Rosário tornou-se uma prática antiquada, que era feita por nossos avós. Muito pelo contrário, nestes tempos difíceis que vivemos, a oração do terço é mais necessária do que nunca.

Quando rezamos os 5 Pai-Nossos e as 50 Ave-Marias do terço, podemos refletir sobre a história da nossa salvação, deixando que o Senhor vá mostrando a nós todo o Seu amor. É uma oração vocal e mental ao mesmo tempo. Vocal, porque rezamos os Pai-Nossos e as Ave-Marias com nossa voz. Mental porque, durante a oração, contemplamos os mistérios da vida de Jesus.

O Pai-Nosso é a oração que o próprio Jesus nos ensinou e a Ave-Maria é a saudação do Anjo a Nossa Senhora quando lhe anunciou que ela seria a mãe do Salvador e os fatos que se sucederam após o sim, que foi a visita de Maria a sua prima Isabel e a exclamação que esta fez ao sentir que o seu filho saltava de alegria em seu ventre.

Nas palavras de São Luis Maria Grignon de Montfort “grandes santos dedicaram livros inteiros às maravilhas e eficácia dessa oração para converter os pecadores. Eles anunciaram e pregaram alto e bom som que a salvação do mundo teve início com a Ave-Maria, de modo que a salvação de cada um em particular está vinculada a esta oração” (Tratado da Verdadeira Devoção, 249).

São João Bosco sempre foi um incentivador da recitação do Rosário.

Um dia, na véspera da solenidade da Assunção de Nossa Senhora, ele teve um sonho no qual “um estranho aproximou-se dele e o levou até um grande prado verde. Apareceu, então, uma cobra grande e feia, que mais parecia um monstro. O estranho pediu-lhe para aproximar-se do animal. Dom Bosco, num primeiro momento, com medo, evitou. Então, o estranho disse-lhe para ele não ter medo.

Ao aproximar-se, Dom Bosco pegou uma corda e bateu na cobra com ela. Imediatamente a cobra enrolou-se em forma de laço e morreu rapidamente.

O estranho colocou a corda dentro de uma caixa e aguardou alguns instantes. Depois, abriu a caixa e, surpreendentemente, a corda tinha formado as palavras “Ave-Maria”.

O homem estranho explicou-lhe o que tinha acontecido, mais ou menos com essas palavras: a serpente é o símbolo do diabo. A corda representa o Rosário de Nossa Senhora e a sucessão de Ave-Marias. Com o rosário podemos vencer todo o poder do inferno”.

A partir daí, ainda mais, Dom Bosco recomendava aos seus jovens e a todas as pessoas, a oração incessante do Rosário de Nossa Senhora.

Assim como Dom Bosco, Deus nos chama à prática dessa oração para que, pelas mãos de Nossa Senhora, possamos vencer todas as armadilhas do demônio contra nossas famílias e para que Jesus possa operar milagres no nosso casamento.

Maria, Porta do Céu, interceda para que tenhamos o vinho novo no nosso casamento.

Um abraço, fiquem com Deus.

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

Ano 3 – nº 107 – 16/01/2022

Acesse o Youtube e inscreva-se em nosso canal

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}