Viva Cristo, Rei do meu casamento! Evangelho para o Casal / Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo – Jo 18,33b-37

Hoje celebramos a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo.

Chegamos ao último domingo do ano litúrgico e a Igreja nos propõe o Evangelho narrado por São João, no qual há um impressionante diálogo entre Jesus, já machucado e amarrado e Pilatos, o governador romano. Pilatos chamou Jesus e perguntou: “Tu és o rei dos judeus?” (v.33b). Jesus respondeu com outra pergunta: “Estás dizendo isto por ti mesmo ou outros te disseram isto de mim?” (v.34), e depois afirmou: “eu sou rei”.

Mas por que Jesus é Rei? Deus não se contentou em criar todo o universo para o homem. Ele quis também ser um de nós. E não somente isso. Por amor, Ele deu a Sua vida para que nós fossemos salvos. Pelo sangue do Rei Jesus, por Sua morte na cruz e Sua Gloriosa ressurreição, Jesus conquistou a realeza e soberania sobre todas as coisas.

Na nossa casa, será que não estamos sendo como Pilatos, que apenas tinha ouvido falar sobre Jesus e, quando se deparou face a face com Ele, não o reconheceu como Rei e Senhor?

Para dar o passo da fé e reconhecermos Jesus como nosso Rei e Senhor, primeiramente temos que crer n’Ele – que pagou o preço pelos nossos pecados – e depois nos conscientizar de que somos pecadores e que temos necessidade de mudar de vida.

Jesus ainda afirma no Evangelho que Ele veio ao mundo para dar testemunho da verdade. Ele mesmo é a verdade que nos liberta do pecado e de todas as nossas enfermidades, aflições e medos. A verdade do nosso casamento é que Deus nos uniu e que o Sacramento do Matrimônio é um caminho de santidade e é o Rei Jesus que deve governar nosso casamento!

O catecismo da Igreja Católica, nos seu parágrafo 1615 assim nos ensina: “Como Jesus veio para restabelecer a ordem inicial da criação perturbada pelo pecado, ele mesmo dá força e a graça para viver o casamento na nova dimensão do Reino de Deus. É seguindo a Cristo, renunciando a si mesmos e tomando cada um sua cruz que os esposos poderão compreender o sentido original do casamento e vivê-lo com a ajuda de Cristo”.

Dessa forma, é a graça de Deus que nos capacita para que o nosso casamento seja também Reino de Deus.

É a Igreja que nos proporciona a entrada no reinado de Cristo, pois Jesus já reina em nós a partir do momento do nosso batismo, quando somos consagrados a Ele e nos tornamos sacerdotes, profetas e reis. Quando vivemos a plenitude do nosso batismo, reinamos com Cristo. E reinar com Cristo é servir.

Jesus não foi um Rei que se sentou num trono de ouro e colocou na cabeça uma coroa de diamantes. Não! Jesus teve na cabeça uma coroa de espinhos e Seu trono foi a cruz. Ele reina do alto da cruz e sua realeza se manifesta sob a forma de serviço. Nós, casais, não podemos nos iludir achando que a vida conjugal e familiar com o Rei Jesus é fácil, pois nos decepcionaremos.

Viver com Cristo é carregar a cruz com Ele. Reinar com Cristo é colocar-se a serviço e caminhar com Ele. É escutar Sua voz e imitar Seu jeito de ser. Se sofrermos com Ele, morreremos com Ele e reinaremos com Ele.

Se soubermos aproveitar as oportunidades de conversão e santificação que Jesus nos oferece todos os dias, poderemos vivenciar já, aqui nesta terra, o Reino de Deus e um dia nos encontraremos com Ele no céu.

Poderemos assim, dizer como São João na segunda leitura: “A Jesus, que nos ama, que por seu sangue nos libertou dos nossos pecados e que fez de nós um reino, sacerdotes para seu Deus e Pai, a ele a glória e o poder, em eternidade. Amém”. (Ap.1, 5-6)

Maria, Porta do Céu, ajuda-nos a coroar Jesus como Rei da nossa família!

Um abraço, fiquem com Deus.

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

Acesse o Youtube e inscreva-se em nosso canal.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}