Se tudo nesse mundo passa, por que brigar? Evangelho para o Casal / 33º Domingo do Tempo Comum – Mc 13,24-32

O Evangelho de hoje, narrado por São Marcos, nos traz, a princípio, um relato um tanto assustador: “Naqueles dias, depois da grande tribulação, o sol vai se escurecer, e a lua não brilhará mais, as estrelas começarão a cair do céu e as forças do céu serão abaladas” (vv.24-25).

Jesus fala aos discípulos sobre aquilo que deverá acontecer no fim dos tempos e em seguida revela Sua segunda vinda, com poder e glória, bem como a ação dos anjos que irão reunir os eleitos de Deus (vv.26-27).

Quando acontecerá isso? Ninguém sabe e a ninguém cabe saber, senão ao próprio Deus (v.32). O que nos cabe é estarmos constantemente preparados para o dia que o Senhor vier e ficarmos atentos à nossa conversão, tanto pessoal como conjugal e familiar.

Quando vivemos períodos de doenças, crises ou desastres, nos damos conta de que não podemos colocar nossa segurança nas nossas próprias forças. Passamos a confiar mais em Deus e na sua Providência, pois percebemos que não conseguimos controlar as coisas.

O único controle que temos é sobre nossa liberdade para amar ou não amar a Deus.

Assim, devemos sempre perceber os sinais de Deus no mundo, na nossa vida e no nosso casamento, mesmo nas dificuldades e nas provações. Em todas as situações, somos chamados a mantermo-nos fiéis a Deus, que quer a nossa salvação.

Por isso, o texto evangélico não é um convite para o medo, mas para a esperança, pois o Senhor voltará. Ainda que passem o céu, a terra e as coisas terrenas, as palavras de Jesus não passarão (v.31)! Nosso destino está nas mãos amorosas de Deus.

Ele nos convida a estarmos continuamente na Sua presença para não esquecermos que somos Seus filhos queridos e que Ele provê todas as nossas necessidades temporais e espirituais.

Por outro lado, se as coisas deste mundo são passageiras, vocês não acham que é hora de parar de perder o precioso tempo do nosso casamento?

Deus nos uniu pelo Sacramento do Matrimônio e, com a Sua graça, ficaremos juntos até que a morte nos separe. Então, é hora de deixar as brigas de lado e prestar atenção no Senhor que está próximo de nós. É uma triste realidade ver casais que vivem grandes crises no casamento por coisas tão banais…

Este Evangelho nos convida a valorizar as coisas que verdadeiramente importam e amar! Sim, amar a Deus e amar os outros, principalmente na nossa família. Pois é pelo amor que seremos dignos da eternidade ou não.

Tome a iniciativa de pedir perdão ou perdoar se houver algo que não estiver resolvido na sua casa ou mesmo na sua família de origem. Não podemos deixar que o dinheiro, as ideologias, as questões político-partidárias ou quaisquer outras coisas destruam nossos laços familiares e nos afastem de Deus.

Nossa principal vocação não é ter uma posição de destaque, uma carreira brilhante, nem uma vida cheia de prazeres ou uma grande fortuna. O chamado de Deus para o nosso casamento está na primeira leitura: “Mas os que tiverem sido sábios brilharão como o firmamento; e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude brilharão como as estrelas, por toda a eternidade” (Dn 12,3).

O nosso casamento é um caminho de santidade.

Maria, Porta do Céu, queremos estar preparados para a vinda gloriosa de Jesus!

Um abraço, fiquem com Deus.

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

Acesse o Youtube e inscreva-se em nosso canal

 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}