É preciso perder tudo para ganhar ‘TUDO’ – Evangelho para o Casal / 26º Domingo do Tempo Comum – Mc 9,38-43.45.47-48

No Evangelho deste Domingo vemos que “João disse a Jesus: ‘Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue’. Jesus disse: ‘Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. Quem não é contra nós é a nosso favor’” (vv. 38 a 40).

Com frequência, temos atitudes parecidas com a de São João e nos incomodamos quando outros casais, católicos como nós, evangelizam ou ensinam diferente da forma que fazemos. Acabamos esquecendo que não somos donos da obra de Deus e que Seu Reino deve ser anunciado e vivido por todos.

A evangelização de casais e famílias deve ser para a conversão dos cônjuges, dos filhos, dos pais, das mães e não para ganhar seguidores.

Como é bonito ver florescer na Igreja Católica pastorais, movimentos, grupos e novas comunidades que trabalham pelos casais e pelas famílias! Não importa qual o ‘jeito de expulsar o demônio’! Se a obra está sendo feita em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, para Sua honra e glória, temos que louvar a Deus e continuar clamando para que envie operários para Sua messe.

Mas Jesus não parou Seu discurso por aí. Ele foi firme quando disse aos apóstolos: “Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga” (v. 43).

Pode ser que achemos essas palavras duras demais, mas elas são fruto do amor que Deus tem por nós. Ele sabe que com os inimigos da nossa alma – a carne, o mundo e o demônio – não podemos negociar e devemos retirar da nossa vida todas as situações que nos levam ou podem nos levar a pecar.

Podemos atualizar esta ordem de Jesus para nossa vida conjugal:

– Se o teu trabalho está te afastando do seu cônjuge e filhos, troque de emprego, mesmo que seja para ganhar menos! Ah, mas é difícil arrumar emprego nos dias de hoje! Sim, mas se você for fiel a Deus, tenha certeza de Ele proverá o necessário.

– Se vocês têm amigos que não prezam pela fidelidade no casamento, cortem essas amizades! É melhor ter apenas um casal de amigos que têm os mesmos valores eternos do que ter vários que te levam para o inferno.

– As brincadeiras e intimidades com pessoas do ambiente de trabalho são um risco? Fuja dessas ocasiões! É preferível você ficar isolado na sua mesa de escritório com a certeza de que sua família está em casa esperando por você do que se colocar em ocasião de pecado.

– Pornografia virtual é um perigo para a castidade conjugal? Exclua qualquer oportunidade de queda! Vale muito mais ouvir uma pregação ou ler um livro de um santo para imitar suas virtudes do que um prazer momentâneo que entra pelos olhos, passa pelo corpo e mancha a alma.

– Se suas roupas estão excessivamente decotadas, justas e curtas demais que revelam partes do seu corpo que somente você e seu cônjuge poderiam ver, que tal renovar o guarda roupa? É melhor ter roupas mais simples, porém modestas, do que escandalizar alguém e levá-lo a pecar pelo seu modo de vestir.

Vocês podem dizer: Que bom, não fazemos isso! De fato, se essas realidades não fazem parte do seu casamento, isso é motivo de louvar ao Senhor. Mas talvez Jesus queira que você avance na conversão, excluindo comportamentos nocivos:

– Pare de usar métodos contraceptivos e se abra à geração de filhos! Somos chamados a povoar o céu!

–  Não fale mentira, mesmo que tenha consequências ruins para sua vida! A verdade é libertadora!

– Corte as fofocas e julgamentos sobre as pessoas da família de origem, seja luz para seus pais e irmãos!

Devemos abrir mão de tudo aquilo que nos levar a cair, pois vale mais entrarmos no Céu sem um bem material, sem uma carreira promissora e sem uma vida cheia de prazeres temporários, abraçando a cruz que o Senhor nos deu, do que passarmos a eternidade sem a presença de Deus.

Maria, Porta do Céu, ajuda-nos a ser fiéis a Jesus em todas as circunstâncias!

Um abraço, fiquem com Deus.

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

Acesse o Youtube e inscreva-se em nosso canal.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}