Eu e minha família serviremos ao Senhor! – Evangelho para o Casal – 21º Domingo do Tempo Comum – Jo 6,60-69

No Evangelho deste domingo, Jesus continua a discussão com os judeus após se apresentar como o Pão da Vida. Neste relato evangélico, São João traz a reação de alguns dos seguidores de Jesus após Ele ter falado sobre a necessidade de se comer Sua Carne e beber Seu Sangue. “Muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” (v.60) E assim muitos deixaram de segui-Lo: “A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele” (v. 66).

Quando um homem e uma mulher se unem pelo Sacramento do Matrimônio, assumem entre si e com Deus um compromisso de amor e fidelidade.

Infelizmente, nos dias de hoje, as exigências trazidas com o matrimônio também estão sendo consideradas muito duras para os cônjuges. Por causa do relativismo moral, a unidade, a fidelidade, a indissolubilidade do casamento, bem como a abertura à vida e generosidade na geração de filhos para o céu têm se tornado um grande peso para os casais. Muitos pensam que o Evangelho deve ser adaptado ao seu modo de viver e não o contrário, em que é necessário mudar o jeito de ser e agir para seguir o Evangelho.

A verdade não se dá por estatística, pelo pensamento da maioria ou por votação. A verdade é objetiva, mas nem sempre é agradável. Precisamos aceitar a verdade quando ela é atraente, mas também quando ela é difícil.

É frequente ouvirmos casais jovens dizerem: vamos nos casar e, se não der certo, nos separamos, ou, se meu marido ou minha esposa não me satisfizer da forma como eu quero, posso buscar a realização com outra pessoa.

Muitos casais, quando nos deparam com algumas situações que diferem do seu querer ou são contrárias àquilo que pensam, ao invés de se deixarem guiar pelo exemplo de Jesus, pensam logo em abandonar o cônjuge, a família e os filhos.

Jesus foi claro para os discípulos que tinham dificuldade de aceitar suas palavras e, hoje, Ele também é incisivo para nós: “Vós também quereis ir embora?” (v.67).

Para nós, casais, existem duas opções: abandonar Jesus, sua doutrina e seus ensinamentos ou segui-Lo incondicionalmente.

Para seguir Jesus é necessário deixar-nos guiar e transformar pelo Espírito Santo. Precisamos nos converter diariamente para alcançarmos a santidade para a qual fomos chamados.

É difícil? Sim, isso é impossível pelas forças humanas! É necessário clamar a Deus todos os dias e pedir a Sua graça em nosso casamento para que possamos ser fiéis ao compromisso que assumimos no Batismo e no Matrimônio. Sem a ajuda do Espírito e sem o dom da fé, a vida de Jesus, os sacramentos e toda a doutrina católica se convertem em um permanente escândalo.

Da mesma forma que fez com os discípulos, Jesus questiona hoje a nós, casais, se também queremos abandoná-Lo. Ele quer de nós uma confissão decidida e uma fé exercida na liberdade.

A vontade de Jesus é que sejamos casais espirituais e não carnais. Casais carnais olham para um horizonte puramente humano e não conseguem ver nada além da razão humana, que julgam ser independente e absoluta. Casais espirituais olham além das aparências, conseguem ver a mão invisível de Deus agindo na sua vida, mesmo nos momentos de sofrimento.

Jesus quer de nós uma resposta convicta, assim como a que São Pedro deu a Ele em nome dos apóstolos: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna.” (v.68). São Pedro faz uma profissão de fé clara, firme e determinada: não há outro a quem seguir. Jesus é o único.

Que tenhamos a coragem de São Pedro e também de Josué na primeira leitura. Como marido e mulher, responsáveis pela nossa família, precisamos optar por amar a Deus por meio do nosso casamento e renunciar aos falsos deuses. Precisamos proclamar com as palavras e com a vida: “Quanto a mim e a minha família, nós serviremos ao Senhor” (Js 24,15).

Maria, Porta do Céu, ajuda-nos a escolher sempre o teu Filho!

Um abraço, fiquem com Deus!

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

Acesse o Youtube e inscreva-se em nosso canal.

 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}