Maria é a Porta do Céu para as famílias – Evangelho para o Casal / Solenidade da Assunção de Nossa Senhora – Lc 1,39-56

Hoje celebramos a solenidade da Assunção de Nossa Senhora. O Evangelho narrado por São Lucas traz até nós o belíssimo cântico de Maria quando ela foi visitar sua prima Santa Isabel, logo após a anunciação de que seria a mãe do Salvador. “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (vv. 46 e 47).

Para entendermos o que significa esta solenidade, lembremos que na sua instituição em novembro de 1950, o Papa Pio XII pronunciou, declarou e definiu na Constituição Apostólica Munificentissimus Deus “ser dogma divinamente revelado que: a imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial” (MD 44).

Deus criou Adão e Eva, a primeira família, para viverem para sempre em Sua companhia, mas, por eles terem sido desobedientes, foram expulsos do paraíso.

Ao comentar este Evangelho, o Papa Francisco enche nosso coração de alegria com as suas palavras: “hoje, olhamos para Maria e vemos a linha de chegada. Vemos que no paraíso, com Cristo – o Novo Adão, está também ela, Maria – a nova Eva, e isso nos dá conforto e esperança na nossa peregrinação aqui embaixo” (Angelus 15/08/2019).

Maria, preservada do pecado original por graça de Deus, foi elevada ao céu. Coroada como Rainha, está lá como Porta do Céu para todos nós. Como criatura humana, como uma de nós, ela alcança a eternidade de corpo e alma.

Por isso, como família, somos convidados a olhar para o alto, para o céu aberto onde Maria nos espera.

Maria é a Porta do Céu para nós, pais e mães, pois assim como ela vive para amar e abraça todo ser humano como verdadeira mãe, nos ensina a imitá-la em nossa paternidade e maternidade biológica ou espiritual.

Maria é a Porta do Céu para nós, filhos, pois revela com a sua vida como ser um verdadeiro filho de Deus: humilde, obediente e fiel.

Maria é a Porta do Céu para nós como irmãos, pois nos ensina a servirmos ao outro pronta e desinteressadamente, assim como ela fez quando soube que sua prima de idade avançada estava grávida.

Maria é a Porta do Céu para nós como esposos que buscam o céu, pois assim como levou Jesus até Isabel, nos convida todos os dias a levarmos Jesus para o outro.

Ao contemplarmos Maria no paraíso, nos enchemos de esperança pois temos certeza que um de nós, criatura humana, já está lá no Céu de corpo e de alma.

São Luís Maria Grignion de Montfort, na sua obra Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria, escreveu belíssimas inspirações que Deus trouxe ao seu coração:

“Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por Ela que deve reinar no mundo” (§1).

“Se examinarmos de perto o resto da vida de Jesus, veremos que Ele quis iniciar os Seus milagres por Maria. Santificou São João no seio de sua mãe, Santa Isabel, pela palavra de Maria. Logo que Ela falou, João ficou santificado; e este foi o primeiro milagre de Jesus na ordem da graça (Lc 1, 41-44). Nas bodas de Caná, Jesus mudou a água em vinho, atendendo ao humilde pedido de sua Mãe; e este foi o seu primeiro milagre na ordem natural (Jo 2, 1-11). Começou e continuou os Seus milagres por Maria; por Ela os continuará até o fim dos séculos” (§19).

“É vontade do Altíssimo, que exalta os humildes (Lc 1, 52), que o Céu, a Terra e os infernos obedeçam, livre ou forçadamente, às ordens da humilde Maria” (§28).

“A salvação do mundo começou por Maria, e é por Ela que se deve consumar” (§49).

Já na parte final do livro, São Luiz escreveu: “Meu querido irmão, quando virá esse tempo feliz, esse século de Maria, em que muitas almas escolhidas e obtidas do Altíssimo por Maria, perdendo-se a si mesmas no abismo do interior d’Ela, se tornarão cópias vivas de Maria, para amar e glorificar a Jesus Cristo? Esse tempo só virá quando a Devoção que ensino for conhecida e praticada: ‘Para que venha o Vosso Reino, ó Jesus, venha o Reino de Maria!’ ” (§217).

Que este tempo em que todas as famílias se consagrarão a Maria, a verdadeira porta do céu, tenha chegado.

Um abraço, fiquem com Deus!

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

Acesse o Youtube e inscreva-se em nosso canal

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}