Casal, sua vocação é grande! Evangelho para o Casal / 11º Domingo do Tempo Comum – Mc 3,20-35

Queridos casais, é com grande alegria que mais uma vez estamos aqui para uma reflexão do Evangelho para o casal que hoje nos apresenta duas parábolas agrícolas.

Primeiro, Jesus fala que: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. A terra, por si mesma, produz o fruto” (vv. 26-28).

Essa parábola nos mostra que Deus é o personagem principal da nossa história e do nosso casamento e não nós mesmos, nem individualmente e nem como casal.

Quando consagramos nosso Matrimônio a Deus, vamos dormir e acordamos, noite e dia (v. 27), sem nos preocupar em apressar as coisas, na certeza de que Ele atua independente da ação humana e irá produzir frutos no Seu tempo e não no nosso.

Não podemos fazer nada de bom sem a graça de Deus, que age de forma escondida em nossos corações, fazendo crescer neles a fé e nos capacitando a produzir frutos de santidade.

Assim como a semente lançada na terra não é algo visível, a ação de Deus também é algo que vai se desenvolvendo silenciosamente no nosso casamento. Recebemos o Batismo, o Matrimônio e outros sacramentos e, à medida que nos abrirmos à Sua graça, Deus irá nos convertendo, a cada dia mais, como pessoa e como casal.

Isso não quer dizer que tenhamos que ficar de braços cruzados, sem fazer nada. Temos que fazer as coisas da melhor forma possível, sempre procurando melhorar, porém a impaciência nos leva a querer ver resultados imediatos, que estejam de acordo com as nossas expectativas, planilhas, horários, metas, como se o nosso casamento fosse uma empresa.

Com frequência nos preocupamos em fazer algo grandioso enquanto o que Deus espera é que façamos todas as coisas com amor, mesmo as atividades mais simples. Somos instrumentos frágeis nas mãos de Deus, porém, o agir do Espírito Santo em nós faz com que uma pequena ação nossa possa produzir fatos grandiosos. As atitudes aparentemente insignificantes aos olhos humanos podem transformar a vida de alguém.

Depois, Jesus continua o Evangelho com outra parábola: “O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra” (vv.31-32).

O casamento também é como o grão de mostarda: começa pequeno, com dois jovens imaturos que se casam, cheios de sonhos, mas que logo se decepcionam por vários fatores como as dificuldades de relacionamento, os pecados pessoais, a falta de fé (sem vida de oração e sem vida sacramental) ou por achar que não precisam de Deus.

A maturidade conjugal não acontece de uma hora para outra, mas ela vai crescendo aos poucos. Começa com simples gestos e vai aumentando a cada dia.

Quando o casal deixa Jesus entrar no casamento, este casamento cresce ao longo dos anos com a virtude da perseverança e se torna uma grande árvore e serve de abrigo para os outros: para os filhos, para outros casais, para a própria família de origem.

O nosso testemunho de que o casamento é fonte de bênçãos poderá atrair outros casais, assim como a árvore de mostarda atrai os pássaros e serve de sombra e abrigo para eles. Como famílias que buscam os valores eternos, somos chamados a ser sinal do Reino de Deus para todas as pessoas com as quais nos relacionamos dia-a-dia, mesmo aquelas que nem sequer sabemos o nome.

Andar de mãos dadas, tratar o outro com respeito e carinho, falar do casamento com entusiasmo, elogiar o cônjuge para outros casais são pequenas atitudes que podem conquistar outras pessoas e trazê-las para mais perto de Deus.

O Matrimônio é um sacramento de serviço e por meio dele podemos oferecer Deus para outros casais. Por isso, casal, a sua vocação é grande!

Maria, Porta do Céu, ajuda o Reino de Deus crescer em nosso casamento!

 

Um abraço, fiquem com Deus

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

Acesse o Youtube e inscreva-se no canal

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}