Jesus está dentro do barco do seu Matrimônio! Evangelho para o Casal / 12º Domingo do Tempo Comum – Mc 4,35-41

Queridos casais, com muita alegria, mais uma vez estamos aqui para uma reflexão do Evangelho para o casal.

O Evangelho deste domingo traz a narrativa de São Marcos a respeito da tempestade acalmada. Os discípulos atravessavam o mar de Tiberíades numa barca e, diante do risco de afundar por causa da forte ventania e das ondas revoltas, acordaram Jesus que dormia num travesseiro. “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas? Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: ‘Silêncio! Cala-te!’ O vento cessou e houve uma grande calmaria. Então Jesus perguntou aos discípulos: ‘Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” (vv.38-40).

Podemos fazer uma comparação deste Evangelho com a vida conjugal. Quando solteiros, somos como dois barcos ancorados num porto seguro: nossa família de origem. Quando nos casamos, nossos barcos passam a ser um só, que deixa o porto seguro e vai para o alto mar, para águas até então desconhecidas.

É fácil identificar a tempestade do Evangelho com as várias dificuldades que existem na vida de um casal. Porém, a diferença de um homem e de uma mulher unidos pelo Sacramento do Matrimônio é que, mesmo em meio às crises, enquanto Jesus estiver a bordo não haverá perigo de naufrágio no casamento.

Santa Teresinha do Menino Jesus dizia:

“Não acordarei Jesus que está dormindo no meu barco. Para mim não importa que Ele esteja acordado ou dormindo, o que importa é saber que Ele está dentro de mim”.

Ainda que apareçam os ventos ruidosos das diferenças de temperamentos ou cresçam as ondas gigantescas das dificuldades de perdoar ou dos problemas financeiros, Jesus estará sempre dentro do barco e Sua presença impedirá que nosso casamento naufrague.

Muitos pensam que as crises no casamento são coisas negativas. Porém, as crises matrimoniais podem ser verdadeiras oportunidades para o amadurecimento do casal.

Os casamentos sem crise encontram-se nos cemitérios.

A esse respeito, São Padre Pio disse: “Bendita seja a crise que te faz crescer, a queda que te faz olhar para o Céu, o problema que te faz buscar a Deus”.

As crises pessoais e conjugais revelam a fragilidade humana e mostram as falsas seguranças nas quais se constroem alguns casamentos. Em meio à dor e às dificuldades, o casal vê que um relacionamento conjugal não se sustenta no individualismo, no materialismo, no consumismo e, principalmente, numa vida sem Deus. É preciso recorrer a Jesus no meio da tormenta, ainda que Ele pareça estar dormindo.

Do ponto de vista prático, ‘acordar’ Jesus dentro de um casamento em crise quer dizer buscar ajuda de um sacerdote católico, e, se for preciso, fazer uma boa confissão; fazer um acompanhamento pessoal e conjugal com casais maduros na fé; reconhecer os próprios erros; fortalecer-se com o Sacramento da Eucaristia e ter uma vida comunitária.

E, ao final da vida, nosso barco retornará ao porto seguro, pois cumprimos nossa missão de amor iniciada na terra e que irá continuar na eternidade quando poderemos entregar nosso cônjuge ao Senhor.

Maria, Porta do Céu, acalma as tempestades do nosso casamento!

 

Um abraço, fiquem com Deus

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

Acesse o Youtube e se inscreva no canal.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}