A Família perfeita – Evangelho para o Casal / Solenidade da Santíssima Trindade – Mt 28,16-20

Queridos casais, é com grande alegria que mais uma vez estamos aqui para refletir o Evangelho para o casal.

A sua família é perfeita ou ela tem alguns problemas?

Hoje, a Igreja celebra a solenidade da Santíssima Trindade, o mistério central da nossa fé.

No Evangelho narrado por São Mateus vemos que, após Sua morte e ressurreição, Jesus dá uma missão importante aos discípulos antes de elevar-se ao céu: salvar almas! “Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei!” (vv.19-18).

Como é belo o plano de Deus para nossa salvação: no Antigo Testamento, o Pai conduziu o povo de Israel para a vinda e a missão do Filho; por sua vez, o Filho revelou o Pai e o Seu projeto de amor que continua se realizando na Igreja pela ação do Espírito Santo.

No início deste Evangelho, observamos que os discípulos foram para a Galileia, local onde conheceram Jesus e foram chamados por Ele. Isso serve para nós, casais, pois, assim como os discípulos voltaram ao lugar onde tiveram o primeiro encontro pessoal com o Senhor, nós também somos chamados a retornar sempre ao primeiro amor e buscar o ‘lugar’ onde recebemos o sacramento do matrimônio e fomos abençoados em ‘nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo’.

Este lugar é a ‘casa de Deus’.

Como católicos, temos o privilégio de poder estar na ‘casa de Deus’ em todos os templos da Igreja Católica espalhados pelo mundo inteiro. Onde estivermos, podemos ‘retornar’ a esta casa para nos encontrarmos com o Senhor que nos consagrou pelo nosso batismo e nos fortaleceu com a graça do sacramento do Matrimônio.

Portanto, fazer parte da Igreja, família que o Pai gerou, que Jesus edificou pelo Seu sangue e que a mantém inabalável pela ação do Espírito Santo, não é uma opção, mas uma necessidade. Tudo no nosso casamento provém do Pai, passa pelo Filho e se realiza pela ação do Espírito Santo.

O Catecismo da Igreja Católica afirma que a Trindade é Una, pois nós não confessamos três deuses, mas um só Deus em três pessoas. E essas pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, são realmente distintas entre si, mas se relacionam em perfeita harmonia, sem qualquer tipo de oposição (CIC 253-255). Dessa forma, a Santíssima Trindade é a família perfeita.

Como pessoa, cada cônjuge é diferente do outro. O casamento não faz com que duas pessoas distintas sejam iguais, mas, pela ação do Espírito Santo, faz com que se tornem um só coração e uma só alma. De dois seres tão diferentes Deus faz uma unidade de amor.

Em alguns momentos, principalmente quando as coisas não vão bem, os defeitos do nosso cônjuge e dos nossos familiares parecem saltar aos nossos olhos. Ficamos irritados com coisas pequenas, fugimos do diálogo.

Nestes momentos, a família fundada no matrimônio entre o homem e a mulher precisa ser imagem da Trindade. Ou seja, a família é chamada a ser uma comunidade de vida e amor, onde existe uma relação especial de unidade, fidelidade, segurança e respeito.

Os cônjuges devem implorar a força de Deus por meio da oração; necessitam buscar a graça e o amor na fonte sempre viva da Eucaristia; precisam corrigir as próprias faltas e pecados com o sacramento da Penitência. Estes são os meios, infalíveis e indispensáveis, para se cultivar a espiritualidade da vida conjugal e familiar.

Dom Bernardo Bonowitz, monge trapista, diz que “a Trindade é a nossa família. Dizer ‘Trindade’, significa conhecer Deus como nosso Pai, Jesus como nosso irmão e o Espírito Santo como a presença viva, forte e amorosa de ambos entre nós”.

Nossa família não é perfeita, mas tem uma fonte inesgotável de amor na Santíssima Trindade, a família perfeita de Deus.

 

Maria, Porta do Céu, ajuda-nos a crescer como casais no amor uno e trino de Deus.

Um abraço, fiquem com Deus

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

Acesse o link e se inscreva no canal.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}