Sua casa é um cenáculo de Pentecostes ou uma torre de Babel? – Evangelho para o Casal/ Solenidade de Pentecostes – Jo 20,19-23

Queridos casais, é com grande alegria que mais uma vez estamos aqui para refletir o Evangelho para o casal.

Neste domingo celebramos a solenidade de Pentecostes.

No Antigo Testamento, podemos ver que os homens tentaram se unir e chegar até o céu pelas próprias forças com a construção da torre de Babel (conforme Gn 11,9). Porém, foram dispersos por Deus e não conseguiram mais se comunicar. Em Pentecostes acontece justamente o contrário, como podemos ver na primeira leitura. O relato do livro dos Atos dos Apóstolos (At 2,1-11), nos mostra que os discípulos recebem o Espírito Santo e começam a evangelizar todos os estrangeiros que estavam em Jerusalém e estes os entendiam na sua própria língua.

No evangelho narrado por São João, Jesus se coloca no meio dos discípulos, lhes deseja a Sua paz e os envia em missão. Depois, sopra sobre eles o Espírito Santo e lhes concede o poder de perdoar os pecados. (vv. 22 e 23)

No dia do nosso batismo também recebemos de Jesus o sopro do Espírito Santo que nos dá uma vida nova. Somos lavados do pecado e nos tornamos filhos de Deus. No dia do nosso casamento, Deus nos une pela força do Espírito Santo e nos envia para a missão de levar Jesus para nossa casa e para todos os lugares.

É o Espírito Santo que santifica o nosso relacionamento conjugal. Ao buscarmos a santidade como pessoa, isso irá refletir no nosso cônjuge e o ajudará a olhar para Deus. Mas o contrário também é verdadeiro, pois nossos pecados e erros pessoais podem repercutir na vida do outro e levá-lo a cair.

Sempre que pecamos, temos, pelo poder do Espírito Santo concedido por Jesus aos apóstolos, o dom de ter, mais uma vez, um novo coração pelo perdão dos nossos pecados (cf. v. 23) no sacramento da confissão.

O perdão de Deus liberta o nosso coração e nos permite recomeçar. O Espírito Santo ilumina a nossa inteligência e nos ajuda a levantar e prosseguir, para que voltemos a ser sinal de Deus na nossa casa.

Há momentos na nossa vida em que nós é quem devemos perdoar nosso cônjuge ou pedir perdão a ele. Isso pode não ser muito fácil, e mais uma vez o Espírito Santo nos concede a graça de dar esse passo para que nosso casamento se fortaleça. Não podemos deixar que a falta de perdão entre nós seja uma brecha para o inimigo de Deus entrar no nosso meio.

Sem o Espírito Santo, é impossível o casal cumprir as promessas feitas no dia do casamento de ser fiel, amar e respeitar o outro todos os dias da vida. O Espírito Santo nos ajuda a amar o nosso cônjuge com todos os seus defeitos e até mesmo dar a vida por ele. Pela Sua ação conseguimos ser suporte para nossos filhos nos seus sofrimentos, lutas e quedas.

É o Espírito Santo que deve sempre conduzir o nosso casamento nas decisões difíceis, esclarecer as nossas dúvidas e converter o nosso coração. Pela ação do Espírito Santo podemos fazer escolhas que nos levam para o céu e experimentar a providência de Deus na nossa vida.

Deus não quer que nossa casa seja uma torre de Babel, na qual o egoísmo e a divisão prevalecem. Ele deseja que a nossa casa seja um cenáculo de Pentecostes, onde o Espírito Santo governa e santifica toda a família.

 

Maria, Porta do Céu e Senhora de Pentecostes, ensina-nos a ouvir o Espírito Santo!

Um abraço, fiquem com Deus

Márcia e Ronaldo
Comunidade Sara e Tobias

Acesse o link e se inscreva no canal.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}