Você quer se realizar como pessoa? Seja pai ou seja mãe! Evangelho para o Casal / 4º Domingo da Páscoa – Jo 10,11-18

Queridos casais, é com grande alegria que mais uma vez estamos aqui para uma reflexão do Evangelho para o casal!

Neste domingo, a liturgia nos oferece o Evangelho do Bom Pastor. Por mais que associemos esta comparação de Jesus a uma imagem romântica de ovelhinhas sendo cuidados pelo pastor, o Evangelho traz uma realidade dramática, uma luta de vida e morte, onde o pastor se coloca em perigo para defender seu rebanho. Tanto que o próprio Jesus explica o porquê de tal título: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá sua vida pelas ovelhas” (v.11).

Esta é a missão do cristão neste mundo: seguir o exemplo de Jesus e, por amor, entregar a vida livremente aos outros (v.18). A essa atitude de pastor podemos dar o nome de paternidade e maternidade.

Nós nos realizaremos como pessoa sendo pais e sendo mães, mesmo que não tenhamos filhos biológicos. Todos somos chamados a exercer o dom da paternidade e maternidade espiritual.

Este Evangelho é muito providencial para o dia de hoje, 4º domingo de Páscoa, dia em que a Igreja instituiu o Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

Inclusive, o tema que o Papa Francisco propôs neste ano é muito especial: “São José, o sonho da vocação”. A seguir, trazemos alguns trechos da Mensagem do Papa para este dia e que podemos relacionar ao Evangelho, especialmente à nossa vocação de sermos bons pastores como pais e mães.

“Deus vê o coração (cf. 1 Sam 16, 7) e, em São José, reconheceu um coração de pai, capaz de dar e gerar vida no dia a dia. (…) O Senhor deseja moldar corações de pais, corações de mães: corações abertos, capazes de grandes ímpetos, generosos na doação, compassivos para consolar as angústias e firmes para fortalecer as esperanças. (…)

A vida de São José sugere-nos três palavras-chave para a vocação de cada um. A primeira é sonho. (…) São José deixou-se guiar decididamente pelos sonhos. Porquê? Porque o seu coração estava orientado para Deus, estava já predisposto para Ele. Para o seu vigilante ‘ouvido interior’ era suficiente um pequeno sinal para reconhecer a voz divina.

(…) Uma segunda palavra marca o itinerário de São José e da vocação: serviço. Dos Evangelhos, resulta como ele viveu em tudo para os outros e nunca para si mesmo. (…) Contudo o seu serviço e os seus sacrifícios só foram possíveis, porque sustentados por um amor maior: ‘Toda a verdadeira vocação nasce do dom de si mesmo, que é a maturação do simples sacrifício’ (…).

Além do chamado de Deus – que realiza os nossos sonhos maiores – e da nossa resposta – que se concretiza no serviço pronto e no cuidado carinhoso –, há um terceiro aspecto que atravessa a vida de São José e a vocação cristã, cadenciando o seu dia a dia: a fidelidade.

Como se alimenta esta fidelidade? À luz da fidelidade de Deus. (…) Esta fidelidade é o segredo da alegria (…) que sente quem guarda o que conta: a proximidade fiel a Deus e ao próximo.

É a alegria que vos desejo a vós, irmãos e irmãs que generosamente fizestes de Deus o sonho da vida, para O servir nos irmãos e irmãs que vos estão confiados, através duma fidelidade que em si mesma já é testemunho, numa época marcada por escolhas passageiras e emoções que desaparecem sem gerar a alegria. São José, guardião das vocações, vos acompanhe com coração de pai!”

Que nós, casais, a exemplo de São José, possamos cumprir nossa missão de ser bons pastores como mães e pais, biológicos ou espirituais. Que saibamos alinhar nossos sonhos com aqueles que o Senhor tem para nós, nos abramos ao serviço ao próximo e à fidelidade ao nosso chamado à santidade.

 

Maria, Porta do Céu, interceda para que possamos responder à nossa vocação conforme seu castíssimo esposo, São José!

Um abraço, fiquem com Deus

Márcia e Ronaldo
Comunidade Sara e Tobias

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=3LYMDKBqw3I

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}