Ressurreição: força de Deus para o seu casamento! – Evangelho para o Casal / 2º Domingo da Páscoa – Jo 20,19-31

Queridos casais, é com grande alegria que mais uma vez estamos aqui para uma reflexão do Evangelho para o casal.

O Evangelho deste domingo relata que, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, por estarem com medo dos judeus, Jesus ressuscitado entrou e colocou-se no meio deles. São Tomé não estava com o grupo nesse dia. Oito dias depois, encontrando-se os discípulos novamente reunidos, agora com a presença de São Tomé, Jesus mais uma vez entrou e colocou-se entre eles. São Tomé, que não havia acreditado nos outros discípulos quando disseram que tinham visto Jesus ressuscitado e que somente creria se tocasse nas Suas chagas, agora teve um surpreendente encontro com Ele, e fez uma das mais belas profissões de fé dos Evangelhos: “Meu Senhor e meu Deus!” (v.28).

Meditando sobre esse fato, São Gregório Magno faz o seguinte comentário: “A incredulidade de Tomé não foi um acaso; ela foi prevista nos planos de Deus. O discípulo que, duvidando da ressurreição do Mestre, pôs as mãos nas Suas chagas, curou assim a ferida da nossa própria incredulidade”.

Não sabemos se realmente São Tomé tocou nas chagas do Senhor, pois o Evangelho não relata esse fato, mas é certo que ele foi impactado de tal forma pela presença de Jesus ressuscitado, que a sua vida mudou completamente após aquele momento.

O encontro com Jesus purificou a sua inteligência e retirou dela os enganos, e fez São Tomé transbordar da virtude da fé. A sua memória, tão machucada pelo sofrimento provocado pela Paixão do seu Mestre e pela sua própria covardia em tê-Lo abandonado, foi invadida pela virtude da esperança. E sua vontade, com medo e confusa, ficou cheia da virtude da caridade.

Nós, casais, também precisamos deixar que a ressurreição de Jesus tenha um impacto positivo no nosso casamento. Com frequência, deixamos que os medos da morte, da doença, da falta de dinheiro, da solidão e de tantas outras coisas atrapalhem a nossa fé. E acabamos colocando de lado o único medo realmente necessário: não nos salvarmos e perdermos a vida eterna.

Mas como fazer para que a força da ressurreição atue no nosso casamento? Primeiramente, devemos crer que o Senhor está vivo e presente nele. O Sacramento do Matrimônio concede a graça de cada cônjuge acolher o outro como dom de Deus na sua vida e ver a face de Jesus nele.

Depois, precisamos dar passos concretos para encontrar o Senhor. Certamente, se ficarmos fechados em nossas casas, não faremos a experiência do encontro com Jesus ressuscitado. Para isso, é fundamental recebermos frequentemente os sacramentos, de modo particular a Eucaristia. Quando recebemos Jesus eucarístico, tocamos o Corpo e Sangue do mesmo Jesus que se colocou no meio dos discípulos naquele dia.

Por fim, podemos tocar o Senhor nos momentos em que estamos reunidos em comunidade, junto com outros casais que tenham o mesmo objetivo de ser uma família santa e com os mesmos valores do Céu. Quem está fora da comunidade, pode até fazer a experiência de Deus, mas não a do Ressuscitado, pois não escuta a saudação de Jesus – a paz esteja convosco! -, não experimenta a sua alegria e o seu perdão e não recebe o seu Espírito (vv.20-23).

Por isso é tão importante que nossas igrejas continuem abertas, sempre seguindo os protocolos de segurança e os cuidados necessários. O casal que não vai à Igreja participar da missa aos domingos, dia do Senhor, dificilmente encontra Jesus vivo e ressuscitado no seu casamento.

No segundo domingo da Páscoa também celebramos a Festa da Divina Misericórdia. Somos chamados a tocar em Jesus e deixar que misericórdia que brota do Seu lado aberto transborde na nossa família e nos fortaleça em nosso caminho de santidade.

 

Que Maria, Porta do Céu, nos ajude a ter fé para que possamos professar Jesus com nosso Senhor e nosso Deus!

Um abraço, fiquem com Deus

Márcia e Ronaldo
Comunidade Sara e Tobias

Acesse: https://youtu.be/9wfvEi7GYoM

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}