Casal, você tem pressa? Então corra! – Evangelho para o Casal / Páscoa do Senhor – Jo 20,1-9

Queridos casais, é com grande alegria que mais uma vez estamos aqui para uma reflexão do Evangelho para o casal.

Hoje celebramos a Páscoa do Senhor. Jesus venceu a morte! Ele ressuscitou e vive entre nós! E podemos afirmar mais do que isso: Ele está vivo no nosso casamento!

O Catecismo da Igreja Católica afirma que ‘a ressurreição de Jesus é a verdade culminante de nossa fé em Cristo…’ (CIC 638). Este é o acontecimento mais importante da Criação e da História da humanidade. Por este motivo, o salmo de hoje vai dizer: “Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!” (Sl 117,24).

O Evangelho deste domingo de Páscoa descreve os fatos que aconteceram após a Ressurreição de Jesus conforme narrado pelo evangelista São João.

Ao receberem a notícia de Santa Maria Madalena de que tiraram o Senhor do túmulo, São Pedro e São João correram juntos até lá.

São João correu mais depressa que São Pedro, chegou primeiro, olhou para dentro, mas não entrou. São Pedro chegou logo atrás, entrou no túmulo vazio e viu os panos usados para envolver o corpo de Jesus. Diz o Evangelho: “Então, entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou” (v.8).

Assim como os discípulos tiveram comportamentos um pouco diferentes, mas com o mesmo objetivo, também os esposos podem ter atitudes distintas de fé. Às vezes, é o esposo que está mais próximo do Senhor pela vida de oração. Em outras circunstâncias, pode ser que seja a esposa que esteja mais íntima de Jesus pelo cultivo da espiritualidade. Não há problemas em ter comportamentos diferentes na caminhada de fé do homem e da mulher, pois temos diferentes momentos e fases da vida, mas precisamos ter como objetivo comum o Céu!

E devemos ter pressa para alcançar esse propósito, para converter o nosso coração e viver a vida nova que Cristo ressuscitado quer nos dar. Vivemos com pressa para poder cumprir os prazos do trabalho, pressa para chegar no horário nos compromissos, pressa para cuidar das crianças, etc. Todo o nosso dia é corrido, isso faz parte da nossa vida. Mas o mais importante é que, diante de toda essa correria, nossa meta comum deve ser correr juntos para encontrar Jesus: esta deve ser a nossa maior pressa!

E para encontrar Jesus ressuscitado no nosso casamento, temos que nos esforçar. É o que nos diz a segunda leitura: “Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus” (Cl 3,1-3).

Veja que a leitura não fala que basta sermos ‘bonzinhos’ para sermos salvos, mas que devemos nos ‘esforçar’! Também não fala que é possível desejar às coisas deste mundo e esquecer o Céu, mas que devemos querer, acima de tudo, as coisas celestes.

Conseguiremos testemunhar a ressurreição de Jesus na vida conjugal em meio às contradições deste mundo por meio do nosso comportamento. Morrer para este mundo quer dizer não nos contentarmos com os nossos defeitos e com as nossas mesquinharias. Ainda que tenhamos alguns condicionantes como história de vida, comportamentos herdados da família de origem, temperamento e vícios, não podemos ficar dominados por eles, pois Jesus nos libertou.

Trazendo esse texto para nossa realidade de casal, podemos afirmar que nossa vida conjugal está ‘escondida’ em Cristo. Ou seja, nosso casamento está protegido por Deus pois morremos para o pecado com o nosso batismo e, com o Sacramento do Matrimônio recebemos a graça necessária para, com Jesus, renascer na vida nova.

 

Maria, Porta do Céu, que tenhamos sempre pressa para encontrar o Senhor!

Um abraço, fiquem com Deus.

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

Acesse: https://youtu.be/zRl9bqQKlH0

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}