Casamento: via sacra que conduz ao Céu! – Evangelho para o Casal / Domingo de Ramos e da Paixão – Mc 14,1 – 15,47

Queridos casais, é com grande alegria que mais uma vez estamos aqui para uma reflexão do Evangelho para o casal.
Convidamos vocês a meditarem conosco a Via Sacra do casal, recordando as dores que Jesus sofreu no caminho até o monte Calvário, onde morreu na cruz para a nossa salvação.

I estação – Jesus é condenado à morte – O casamento é condenado à morte

‘Pilatos, querendo satisfazer a multidão, soltou Barrabás, mandou flagelar Jesus e o entregou para ser crucificado’ (v. 15).

Neste momento, meditemos que, assim como Barrabás, nosso casamento estava condenado ao fracasso. Mas, pelo sacramento do Matrimônio, ele pode ser salvo.

II estação – Jesus carrega sua cruz – O casal carrega sua cruz

No casamento temos que carregar muitas cruzes: problemas financeiros, crises conjugais, vícios, doenças, luto. Jesus também carregou Sua cruz para nos ensinar que, mesmo com todos os obstáculos, é possível a caminhada para o Céu.

III estação – Jesus cai pela primeira vez – O casal cai pela primeira vez

A queda de Jesus nos mostra que existem dificuldades no casamento que podem nos fazer cair, porém, não podemos deixar que uma crise nos separe. A solução para as quedas não é desistir, mas ter a coragem de se levantar, perdoar as fraquezas do outro, como o Senhor perdoou tantas vezes a nós.

IV estação – Jesus encontra sua mãe – O casal encontra-se com Maria

No meio de tantos tormentos, Jesus foi consolado pela Sua mãe. Nós também somos consolados por Maria Santíssima nas tribulações. Ela está sempre atenta às necessidades do nosso casamento.

V estação – Jesus é ajudado pelo Cireneu – O casal é ajudado um pelo outro

‘Os soldados obrigaram um certo Simão de Cirene a carregar a cruz’ (v. 21).

Diante do peso da cruz, houve um homem que ajudou Jesus. Cada vez que acolhemos e ajudamos nosso cônjuge frente aos seus conflitos pessoais estamos renovando o gesto do cireneu que ajudou Jesus a carregar a Cruz.

VI estação – Verônica enxuga o rosto de Jesus – Enxugamos o rosto de outros casais

Verônica tomou a iniciativa de enxugar o rosto de Jesus na subida para o Calvário. Que nós sejamos proativos em ajudar outros casais nas suas adversidades. Deus precisa do nosso apostolado conjugal e familiar.

VII estação – Jesus cai pela segunda vez – O casal e a família caem pela segunda vez

Quantos casais e famílias se encontram caídos por causa de familiares doentes e quantos se encontram enlutados, principalmente neste momento de pandemia! Apesar do todo o sofrimento de Jesus em Sua segunda queda, o Pai estava ali presente. Rezemos para que o Pai se faça presente no calvário das famílias do mundo inteiro.

VIII estação – Jesus consola as mulheres piedosas – Jesus consola os pais que choram

Muitos pais encontram-se aflitos e choram por seus filhos doentes ou que andam por caminhos errados. Assim como Jesus consolou as mulheres piedosas, Ele dá forças aos pais para seguirem adiante com a certeza de que nunca abandonará seus filhos.

IX estação – Jesus cai pela terceira vez – O casal cai pela terceira vez

São tantos os casais que estão perdendo a fé e o sentido do casamento! Ao refletirmos a terceira queda de Jesus, apresentemos a Ele todos os que perderam o significado verdadeiro da união conjugal e peçamos pela sua conversão.

X estação – Jesus é despojado de suas vestes – Querem rasgar o casamento

Da mesma forma que a túnica de Jesus permaneceu intacta quando Ele foi despido, o nosso casamento não pode ser rasgado pelo divórcio. Temos que assumir diariamente o compromisso da união indissolúvel que recebemos pelo Sacramento do Matrimônio.

XI estação – Jesus é pregado na cruz – Pregam o casal na cruz

Assim como Jesus foi pregado na cruz sem ter culpa alguma, muitos homens e mulheres que buscam viver a santidade no casamento também são crucificados, pois, hoje, ter um casamento para toda a vida, ter uma família numerosa é visto como algo irreal, como coisa do passado.

XII estação – Jesus morre na cruz – O casamento é salvo pela cruz

‘Então Jesus deu um forte grito e expirou’ (v. 37).

João e Maria aos pés da cruz representam um casal que é banhado pela água e pelo sangue do coração chagado de Jesus e que é chamado a mergulhar na misericórdia infinita de Deus pelo sacramento do Matrimônio, tornando-se luz na escuridão do mundo.

XIII estação – Jesus é descido da cruz – O casal é descido da cruz

‘José de Arimatéia comprou um lençol de linho, desceu o corpo da cruz e o envolveu no lençol’ (v. 46a).

Ao descerem Jesus da cruz, colocam-no morto nos braços de Maria. Meditemos sobre a missão de ser pai e de ser mãe. Que o Senhor faça com que os dons da paternidade e da maternidade sejam fecundos na nossa casa e nos ajudem a levar nossos filhos para o Céu.

XIV estação – Jesus é colocado no sepulcro – O casamento no sepulcro

‘Depois colocou-o num túmulo, escavado na rocha, e rolou uma pedra à entrada do sepulcro’ (v. 46b).

Jesus foi colocado no sepulcro, mas vai ressuscitar para nos dar vida nova: Ele está vivo no nosso casamento! Que saibamos esperar a ação de Deus na nossa vida, acreditando que Ele age no tempo e na história e, no momento certo, cumprirá Sua promessa de salvação.

Peçamos ao Senhor que nos livre de todas as armadilhas do demônio que quer destruir as nossas famílias. Que esta semana seja verdadeiramente Santa.

 

Maria, Porta do Céu, que o mistério da Paixão e Morte de Jesus seja fecundo no nosso casamento.

Um abraço, fiquem com Deus

Márcia e Ronaldo
Comunidade Sara e Tobias

Acesse: https://youtu.be/UxQ-aDt_rbo

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}