Seu cônjuge vê Jesus em você? – Evangelho para o Casal / 5º Domingo da Quaresma – Jo 12,20-33

Queridos casais: É com grande alegria que estamos aqui, mais uma vez, para uma reflexão do Evangelho para o casal.
Esposo, você consegue ver a presença de Jesus na sua esposa? E você, esposa, vê a presença d’Ele no seu marido?
No Evangelho deste domingo, os apóstolos São Filipe e Santo André vão até o Mestre e lhe informam o pedido de alguns gregos: “Queremos ver Jesus” (v.21).
Este é o desejo mais importante que podemos e devemos ter: ver Jesus e crer n’Ele que é nossa salvação e é o que dá sentido à nossa vida. Qualquer outra coisa é secundária.
Essa experiência de um encontro pessoal com o Cristo é o fundamento da nossa fé: não nos relacionamos apenas com uma instituição chamada Igreja ou com um livro chamado Bíblia, mas com uma Pessoa: o próprio Filho de Deus que se encarnou, habitou entre nós, entregou sua vida morrendo na cruz, ressuscitou e vive para sempre!
Temos várias maneiras de ver Jesus e ter um encontro pessoal com Ele: por meio da Eucaristia, das Sagradas Escrituras, da oração, da Santa Doutrina da Igreja e dos demais Sacramentos. Uma forma especial que nós, casais, temos de vê-lo é por meio do Sacramento do Matrimônio.
Pode parecer estranho, mas o casamento é um lugar privilegiado de encontro com o Senhor, ainda que a realidade de alguns casais pareça não confirmar isso. O Sacramento do Matrimônio nos traz muitas responsabilidades, mas também muitas graças.
O Catecismo da Igreja Católica confirma isso: “Cristo é a fonte desta graça e vem ao encontro dos esposos cristãos com o sacramento do Matrimônio. Fica com eles, dá-lhes a coragem de O seguirem tomando sobre si a sua cruz, de se levantarem depois das quedas, de se perdoarem mutuamente, de levarem o fardo um do outro, de serem ‘submissos um ao outro no temor de Cristo’ (Ef 5, 21) e de se amarem com um amor sobrenatural, delicado e fecundo” (cf CIC 1642).
É esse amor sobrenatural que fará com que nós invertamos a lógica mundana do ‘casei para ser feliz’ para ‘casei para fazer o outro feliz’. E podemos ir além com a graça de Deus e afirmar ‘casei para que eu e meu cônjuge sejamos santos’!
Do ponto de vista concreto, podemos ser reflexo de Jesus na nossa casa seguindo o Seu exemplo quando Ele afirma: “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto” (v. 24).
Por meio de pequenas atitudes do nosso dia-a-dia podemos ‘morrer’ para nós mesmos: fazer uma refeição juntos sem ficar olhando no celular, receber o cônjuge com um gesto de carinho quando ele chega em casa, dar uma flor ou algo que o outro goste sem ter um motivo aparente, dividir os serviços da casa, fazer o propósito de elogiar mais e criticar menos.
Todas essas situações corriqueiras podem ser oportunidades que temos para encontrar Jesus no outro. Quando as fazemos com amor, nos tornamos esse grão de trigo que se permite morrer para que a vontade de Deus aconteça. Assim poderemos produzir frutos de santidade na nossa vida e na nossa família.
Hoje, não são somente aqueles gregos que querem ver Jesus, mas cada um de nós. Essa é a nossa missão de casados: ser para o nosso cônjuge um São Filipe ou um Santo André que vai levá-lo até o Senhor.
Na última sexta-feira, 19 de março, dia de São José, foi aberto o Ano da Família, um ano especial para crescer no amor familiar. Na mensagem de abertura, o Papa Francisco afirmou que “é preciso defender a família de tudo que ameaça ou compromete sua beleza”.
Que possamos ser os defensores da família, refletindo Jesus em nosso relacionamento conjugal.

Maria, Porta do Céu, queremos ver Teu Filho Jesus em nosso casamento!
Um abraço, fiquem com Deus.
Márcia e Ronaldo
Comunidade Sara e Tobias

Acesse: https://youtu.be/FlmqdWa4RFg

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}