Vamos subir a montanha? – Evangelho para o Casal / 2º Domingo da Quaresma – Mc 9,2-10

Queridos casais, a paz de Jesus!

O Evangelho deste domingo, narrado por São Marcos, nos traz o relato da Transfiguração de Jesus, que ‘tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles’ (v. 2).

Transfigurar significa mudar de figura. Jesus quer mostrar-nos quem Ele é realmente para que também possamos nos conhecer verdadeiramente e perceber que o pecado nos desfigura. Não podemos nos tornar pessoas transfiguradas se a mulher e o homem velhos forem alimentados pelo nosso pecado.

Essa é uma passagem bastante conhecida da vida de Jesus e o que chama a atenção é o que a Voz vinda da nuvem diz aos discípulos: ‘Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!’ (v. 7).

É Deus Pai quem está apresentando Seu filho aos discípulos, assim como O apresenta a cada um de nós, casais.

Com frequência, nas diversas situações da nossa vida, ficamos com os pensamentos perdidos e não sabemos como lidar com os acontecimentos: pandemia, doença, luto, insegurança, medo. Por isso, o Pai sempre nos lembra que Seu Filho Jesus está ao nosso lado e, que, para vermos a glória de Deus, precisamos escutar o que Ele nos diz.

Escutar não é a mesma coisa que ouvir. Ouvir é captar o som pelo ouvido. Escutar é compreender aquilo que se ouve.

Pode ser que aquilo que Jesus nos diz sejam coisas que não queremos escutar: “Quem quiser me seguir, tome a sua cruz”; “Quem ama sua vida, perdê-la-á”.

Hoje, o Pai nos pede para escutar o que Jesus diz a nós:

– A missão do marido e da mulher no casamento é dar a vida pelo outro e pelos filhos;
– É necessário dedicarmos tempo um ao outro;
– Devemos ajudar nosso cônjuge a se levantar de suas quedas, sendo presença de Deus na vida dele;
– Devemos elogiar mais que murmurar e não ficar só reclamando;
– Apesar das nossas dificuldades, devemos testemunhar o nosso amor conjugal na sociedade.

Subir à montanha é colocar-se em oração. Temos que subir à montanha para escutar aquilo que Jesus quer dizer ao nosso coração.

Na oração nos encontramos com Jesus transfigurado e podemos também mudar a aparência da nossa alma.

Nesta Quaresma, intensifiquemos a nossa vida de oração. Se, temporariamente, ficaremos sem as missas presenciais, deixemos que Jesus se transfigure na intimidade da nossa oração pessoal, conjugal e familiar.

 

Maria, Porta do Céu, ajuda-nos a escutar o que Jesus diz para nós.

Um abraço, fiquem com Deus

Márcia e Ronaldo
Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}