Deus nos fala no deserto – Evangelho para o Casal / 1º Domingo da Quaresma – Mc 1, 12-15

Queridos casais, a paz de Jesus!

No evangelho deste primeiro domingo da Quaresma, São Marcos relata o que aconteceu a Jesus antes de iniciar seu ministério público logo após ser batizado por São João Batista. “O Espírito levou Jesus para o deserto. E ele ficou no deserto durante quarenta dias, e aí foi tentado por Satanás” (v. 12 e 13).

A Quaresma, tempo litúrgico que iniciamos semana passada, é um tempo forte de conversão, período em que nos preparamos para a Páscoa. Tempo de refletirmos sobre o amor de Deus Pai por cada um de nós, a ponto de nos dar Seu Filho Único para morrer pelos nossos pecados.

O Evangelho que nos é proposto neste domingo, nos convida a refletir sobre as situações de deserto da nossa vida conjugal e familiar e das tentações que temos que enfrentar.

O deserto foi o lugar que o povo de Deus teve que passar para chegar à Terra Prometida e é o lugar pelo qual cada casal deve passar para chegar ao céu. Não há como chegar ao céu sem passar pelo deserto.

Caminhar para a santidade é caminhar pelo deserto. Muitas vezes, em nosso casamento, nos encontramos em situações difíceis como o desemprego, a doença, a rebeldia de um filho, a dificuldade financeira, dificuldade em engravidar, entre outras. Em algumas circunstâncias, tudo parece estar sem solução. No deserto, nos encontramos sem sombra, sem água e sem abrigo. Nesses momentos somos tentados a desistir de lutar, a desistir do nosso casamento, a desistir de buscar a Deus.

Também no deserto somos tentados a buscar soluções que, embora mais fáceis, são contrárias à vontade do Senhor para nós e para a nossa família. Satanás é o tentador que busca mudar a opção do casal pela santidade e impedir os planos de Deus na sua vida.

Mas, é justamente lá no deserto que somos chamados a confiar inteiramente em Deus que tudo pode e que providenciará para nós, no Seu tempo, todas as coisas que nos são necessárias para continuarmos nossa caminhada. Nesses momentos de aparente solidão, somos chamados a reconhecer aquilo que é essencial na nossa vida e o que não é tão necessário como pensamos.

Não existe ressurreição sem cruz. Por isso, se aproveitarmos estes tempos de deserto para nos aproximarmos de Deus, sairemos fortalecidos e conseguiremos vencer todas as tentações que o inimigo nos oferece.

Sigamos o ensinamento de Santo Afonso que dizia: “Se a tentação é tão forte que nos vemos em grande perigo de consentir, é preciso redobrar o fervor na oração, recorrer ao Santíssimo Sacramento, ajoelhar-se diante de um crucifixo ou de Nossa Senhora e rezar com ardor, gemer e chorar pedindo ajuda”.

Convidamos você, casal, a rezar juntos, todos os dias, a poderosa oração do Pai Nosso, para que Deus não nos deixe cair em tentação em nenhum momento.

 

Maria, Porta do Céu, caminha conosco no deserto da nossa vida.

Um abraço, fiquem com Deus

Márcia e Ronaldo
Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}