Casal, não perca mais tempo! – Evangelho para o Casal / 3º Domingo do Tempo Comum – Mc 1,14-20

Queridos casais, a paz de Jesus!

No Evangelho deste domingo, Jesus fala a respeito do tempo: “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho” (v. 15).

Somos chamados a nos questionar sobre como estamos usando o tempo que nos foi dado como dom de Deus. Se deixarmos de considerar a ação de Deus na nossa vida e na nossa história neste exato momento, podemos nos perder na busca da santidade.

Em grego, há duas palavras usadas para designar o tempo: chronos e kairós.

Chronos refere-se ao tempo ordinário que se passa no dia-a-dia. É o tempo cronológico, os dias que passam.

Já a palavra kairós se traduz como um tempo privilegiado, uma oportunidade. São os momentos fundamentais que marcam nossa vida. É o tempo da graça de Deus!

Quando Jesus fala que o tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo, não está fazendo uma referência cronológica, referindo-se a dias ou horas, mas indicando um momento especial, um kairós: é AGORA o tempo da ação de Deus no nosso casamento e este pode se tornar o melhor momento da nossa vida.

É necessária, sim, a dedicação às nossas obrigações cotidianas, mas não devemos nos deixar escravizar pelo relógio ou pela agenda, pois corremos o risco de perder o Senhor que está perto e acessível a nós.

Não podemos mais perder o tempo da graça de Deus! É chegado o kairós da nossa conversão! Jesus nos convida a uma mudança de vida, nos chama a lutar contra o pecado – que insiste em fazer parte do nosso dia-a-dia – e a rejeitar tudo aquilo que pode nos afastar do Seu amor.

Podemos fazer a experiência do kairós todos os dias. Depois de um ano tão conturbado como foi o ano de 2020, no qual nos vimos, por um longo período, privados de participar presencialmente das celebrações Eucarísticas, não podemos mais deixar de participar do kairós da Santa Missa aos Domingos e nem participar dela somente para cumprir preceito! Deus quer fazer uma profunda experiência de intimidade conosco na Eucaristia!

Um ano tem em média 52 semanas. Durante um ano a Igreja nos pede para participarmos de 52 Santas Missas dominicais e de mais algumas Santas Missas nos dias santos. No Brasil, apenas 4 dias de preceito não são transferidos para o domingo. Os demais são todos transferidos para o domingo mais próximo.

No site Aleteia consta a seguinte informação sobre a Igreja Católica:

“O tempo mínimo de participação na missa que a Igreja pede a todo católico equivale a mais ou menos 0,65% da nossa vida. Se formos à missa em todas as celebrações de preceito (e apenas nelas), o nosso ‘tempo total de missa’ ficará em torno de 57 horas por ano. Bem que poderíamos dar a Deus um pouco mais do que isso, não poderíamos?” (Aleteia – 8 curiosidades impressionantes sobre a Igreja Católica – 08/07/2019)

Assim como Jesus chamou Simão e André, Tiago e João para segui-Lo, Ele continua a chamar dois a dois, e a nós, especialmente, Ele chama pelo Sacramento do Matrimônio.

Jesus chamou Sara e Tobias, chamou Priscila e Áquila (At 18,2), chamou os beatos Maria e Luis Beltrame, chamou Santa Zélia e São Luís Martin, chamou Santa Gianna e seu esposo Pedro Molla e hoje Ele chama você, esposa e você, esposo, para que, como casal, assumam a proposta de conversão que Ele tem para a sua vida, para o seu casamento e para a sua família.

 

Maria, Porta do Céu, interceda para que saibamos viver, agora, o tempo de Deus no nosso casamento!

Um abraço, fiquem com Deus

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}