Casal, o demônio acredita em vocês! – Evangelho para o Casal / 4º Domingo do Tempo Comum – Mc 1,21-28

Queridos casais, a paz de Jesus!

Vocês acreditam no demônio, o anjo decaído que não quis se submeter a Deus? Mesmo que não acreditem, o diabo acredita em vocês e fará tudo para destruir o seu casamento!

O Evangelho que a liturgia nos oferece neste domingo traz o relato de um exorcismo que Jesus fez na sinagoga de Cafarnaum: “Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: ‘Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus’. Jesus o intimou: ‘Cala-te e sai dele!’ Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. (vv.23-24)

A missão de Jesus é anunciar o Reino de Deus e destruir as obras do demônio. Quando rezamos o Pai Nosso, pedimos ao Pai que nos livre do mal. O Catecismo da Igreja Católica explica: Neste pedido, o Mal não é uma abstração, mas designa uma pessoa, Satanás, o Maligno, o anjo que se opõe a Deus. O “Diabo” (“diabolos”) é aquele que “se atira no meio” do plano de Deus e de sua “obra de salvação” realizada em Cristo. (CIC 2851).

A palavra diabo vem do grego diabolos e quer dizer justamente aquele que desune. É isso que ele quer fazer dentro da nossa casa: acabar com nosso casamento e destruir a nossa família. O demônio não quer que os casais amem a Deus, que se amem e que todos da nossa família alcancem a salvação.

Segundo o exorcista italiano Pe. Sante Babolin, o demônio não suporta que os esposos se amem pois, no Sacramento do Matrimônio, pela graça do Espírito Santo, “o amor humano se converte no amor divino, assim, de maneira real e particular, os esposos, consagrados pelo Sacramento do Matrimônio, realizam o que diz a Sagrada Escritura: ‘Deus é amor: quem conserva o amor permanece em Deus e Deus com ele”. Ele alerta que “o Diabo prova os esposos cristãos para levá-los à infidelidade, exatamente porque ele, sendo ódio, não tolera o amor”.

O diabo quer afastar nossa família de Deus, por isso fará de tudo para acabar com o amor entre nós e para nos levar a pecar.

Em algumas ocasiões, vamos precisar ‘exorcizar’ nosso cônjuge de alguns demônios que podem estar rompendo o laço do Matrimônio entre nós, como a infidelidade provocada pelo contato com outras pessoas via mídias sociais ou pelo acesso à pornografia virtual, a ‘grosseria’ com que um cônjuge trata o outro, o egoísmo, a escravidão ao dinheiro e à carreira e tantos outros.

Como casal, podemos rezar juntos a seguinte oração: – Em nome de Jesus, nós renunciamos ao espírito de _ que tanto tem atrapalhado nosso casamento e a nossa família!

Como vimos no Evangelho, a ordem de Jesus faz tremer os diabos, sejam eles quais forem (v.26). Mas Jesus está em comunhão com o Pai e daí vem a Sua autoridade (v.27). Logo, não poderemos expulsar o mal do nosso casamento se não estivermos em comunhão com Jesus. Lembremos que Ele falou que alguns tipos de demônio somente se expulsam com a oração e com o jejum (Mt 17,21).

No dia 31 de janeiro celebramos o dia de São João Bosco, que dizia: “As vocações se conservam somente com a oração. Quem deixa a oração, certamente deixará sua vocação”. Por isso, somos chamados a viver em comunhão com Deus na oração e na vida sacramental para sermos fieis à nossa vocação à santidade por meio do Sacramento do Matrimônio.

Neste ano dedicado a São José, que também é chamado terror dos demônios, peçamos a ele que proteja nosso casamento e nossa família contra os ataques do Maligno.

 

Maria, Porta do Céu, ensina-nos a submeter nosso casamento à autoridade de Jesus.

Um abraço, fiquem com Deus

Márcia e Ronaldo
Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}