Três presentes para Jesus – Evangelho para o Casal / Solenidade da Epifania – Mt 2,1-12

Queridos casais, a paz de Jesus!

Hoje é o primeiro domingo do ano civil de 2021 e é o dia em que celebramos a Epifania de Jesus. Normalmente, em todo começo de ano costumamos fazer metas e propósitos para o ano que se inicia.

A solenidade que celebramos hoje nos revela que Deus se encarnou e se manifestou a todas as pessoas. É uma festa de luz que irrompe no mundo como de surpresa, como nos fala a primeira leitura (Is 60,1-6), pois Jesus veio iluminar as trevas deste mundo.

Se prestarmos atenção ao Evangelho, veremos a figura de dois reis: Herodes (v.1), um rei mundano e ilegítimo que chegou ao poder por violência, e Jesus (v.11), o Rei verdadeiro e legítimo.

Os magos vindos do Oriente simbolizam todas as nações que são convidadas a aceitar Jesus como o Salvador deste mundo. Deus quer salvar a todos: pagãos, judeus (Ef 3,6) e cada um de nós.

Os magos deram três presentes a Jesus ao visitá-lo em Belém: ouro, incenso e mirra. E você, casal, quais os presentes que dará a Jesus neste ano de 2021? Porque não começar este ano com gratidão a Deus que nos trouxe até aqui e oferecer a Ele três presentes: um ato de fé, um ato de esperança e um ato de caridade?

A fé, a esperança e a caridade são virtudes teologais que nos ajudam a crescer na intimidade com Deus (CIC 1812 e 1813). Pelo cultivo destas virtudes poderemos crescer na santidade, meta principal da nossa vida.

A fé é um dom de Deus e, ao mesmo tempo, uma livre adesão da nossa alma a Ele. Para cultivá-la é preciso oração e esforço.

São exemplos de atos de fé: aumentar o conhecimento de Deus por meio do estudo do Catecismo da Igreja Católica, fazer a leitura orante das Sagradas Escrituras diariamente, estudar a vida dos santos, começar a participar ativamente de uma atividade de apostolado.

A esperança é uma virtude que nos faz desejar Deus como nosso Bem supremo. Diz respeito à vida eterna e aos meios para conquistá-la. Para nós, principiantes na vida espiritual, é importante evitar os dois excessos contrários a esta virtude, a presunção e o desespero. A presunção nos engana com a ideia de que já estamos salvos e não precisamos colocar em prática os mandamentos de Deus. Por outro lado, o desespero nos leva a perder a esperança na própria salvação e acreditar que nunca poderemos ser santos.

Como atos de esperança podemos investir na nossa vida sacramental. Receber a Eucaristia e o Sacramento da Confissão frequentemente são poderosos atos de esperança que poderão nos afastar destas duas armadilhas. Neste novo ano, façamos o firme propósito de não perder nenhuma oportunidade de receber estes sacramentos. Infelizmente, muitas pessoas entram em crise pessoal e conjugal por falta de vida sacramental.

A caridade é a virtude que nos leva amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo por amor a Deus. Como casais, podemos exercer a caridade nos aproximando de alguma pessoa ou um casal que temos dificuldade de amar ou ainda nos comprometer a visitar mensalmente um casal, principalmente alguma família que não temos tanta intimidade. Também é possível exercer a caridade abandonando um vício ou um pecado ou mesmo uma ocasião de pecado, como um filme, uma série, um site ou uma amizade que pode ser um risco para a fé ou para o nosso casamento. Esse é um conselho muito interessante, pois o livro de espiritualidade Imitação de Cristo, de Tomás de Kempis, diz que se nós conseguíssemos retirar um vício por ano da nossa vida, bem depressa seríamos perfeitos.

Por fim, sigamos o exemplo dos magos: entraram na casa de José, viram o menino, com a sua mãe e O adoraram (v. 10). Quem vai a São José e à Nossa Senhora, sempre encontra Jesus.

 

Maria, Porta do Céu, que neste ano possamos dar nosso melhor presente a Teu Filho Jesus!

Um abraço, fiquem com Deus

Márcia e Ronaldo
Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}