A missão sagrada da sua família – Evangelho para o Casal / Festa da Sagrada Família – Lc 2, 22-40

Queridos casais, a paz de Jesus!

Você sabia que cada membro da sua família tem uma missão que lhe é confiada pelo próprio Deus?

Ao meditarmos sobre a liturgia deste domingo em que celebramos a Festa da Sagrada Família de Nazaré, somos convidados a refletir sobre a missão da nossa família.

No Evangelho narrado por São Lucas, vemos que Maria e José levaram Jesus a Jerusalém a fim de apresentá-lo ao Senhor conforme estava escrito na Lei. (cf. v. 22).

Essa é a missão sagrada da nossa família: apresentar nossos filhos a Deus e educá-los pelo nosso exemplo, ensinando-os a cultivar as virtudes para que estes possam se santificar e chegar ao Céu.

Deus quis nascer numa família: Ele quis ter um pai e uma mãe, como cada um de nós. O Filho de Deus não só se tornou homem, mas se tornou família. E foi na família que aprendeu as primeiras palavras, as primeiras orações, uma profissão e tantas outras coisas importantes para sua missão.

Ao olharmos para a Sagrada Família de Nazaré, podemos reconhecer nossa missão em cada uma das pessoas que a compõe: coube a José a gloriosa missão do cuidado e proteção do Filho de Deus; coube à Maria a missão de conceber, de dar à luz e cuidar de Jesus como mãe. E a Jesus, mesmo sendo o Verbo encarnado, coube a missão de ser submisso a seus pais (Lc 2,51).

Diferente de uma empresa, onde as pessoas são descartáveis, Deus nos mostra que cada membro da família é insubstituível. O pai sempre será pai, mesmo que perca a lucidez (Eclo 3,15), a mãe também será sempre mãe, os filhos sempre serão filhos. Ninguém deve ser descartado pelo abandono, pelo aborto, pelo divórcio ou por qualquer outra destas tristes realidades que têm se tornado frequentes nos dias de hoje.

Mesmo na nossa pequenez, Deus nos chama a uma missão que é maior do que nós mesmos: gerar e educar filhos para o céu! Não deixemos que as ideologias modernas e as leis injustas destruam esta instituição sobrenatural que é a família.

Neste ano que o Papa Francisco dedicou a São José, olhemos para o sagrado lar de Nazaré e peçamos a graça de bem cumprir o que Deus espera de nós: sermos pais e mães segundo o coração de Deus. Não somos a Sagrada Família de Nazaré, mas a nossa família também é sagrada.

 

Maria, Porta do Céu, interceda para que sejamos uma família santa!

Um abraço, fiquem com Deus

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}