Vamos ter um Natal de medo ou de Esperança? – Evangelho para o Casal / 2º Domingo do Advento – Mc 1,1-8

Queridos casais, a paz de Jesus!

Neste ano de 2020, teremos um Natal de medo, insegurança, cansaço e tristeza? Ou vamos ter um Natal de paz, esperança e alegria no Espírito Santo?

Neste domingo, a liturgia nos oferece o início do Evangelho de São Marcos apresentando-nos João Batista como o precursor do Messias. São João Batista nos chama a preparar o nosso coração para o nascimento de Jesus: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!’ (v. 3).

E sobre isso nos fala o profeta Isaías na primeira leitura: “Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa-nova a Sião; levanta com força a tua voz, tu, que trazes a boa-nova a Jerusalém, ergue a voz, não temas; dize às cidades de Judá: ‘Eis o vosso Deus, eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória. Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães’” (Is 40,9-11).

É importante verificar a situação do povo de Israel na época desta profecia de Isaías. Eles estavam escravizados no exílio, com saudade da pátria distante e sob a tirania da Babilônia. É neste contexto que Isaías faz esta bela profecia de esperança!

Essa situação não se parece com o que vivemos agora? Muitos casais não estão escravizados pelo medo e pela incerteza do futuro? A preocupação com os filhos, o cansaço, o receio do desemprego e tantas outras coisas não tem ocupado os nossos corações?

Mas São João Batista vem nos avisar da chegada do Messias. Esta é a melhor notícia de todos os tempos: Deus se fez homem e habitou no meio de nós! O criador do universo se fez um menino para nos dar a sua paz, a sua esperança e a alegria no Espírito Santo (v.8).

Ainda que Deus tenha dado a ciência ao homem como uma forma de expressão do seu domínio sobre a criação (CIC 2293), não coloquemos a nossa esperança num medicamento ou numa vacina. A nossa maior esperança é Jesus, Deus que se fez homem para nos dar a Salvação e a Vida Eterna.

Sigamos a ordem de São João Batista e endireitemos os nossos corações e os nossos casamentos para o Senhor que virá!

 

Maria, Porta do Céu e Mãe da Esperança, cuida de nós como teus filhos amados!

Um abraço, fiquem com Deus

Márcia e Ronaldo
Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}