Conversão: porque não? – Evangelho para o Casal / 1º Domingo do Advento – Mc 13,33-37

Queridos casais, a paz de Jesus!

Neste domingo começamos o tempo do Advento que, assim como o tempo da Quaresma, é um período de vigilância e conversão. Celebramos este tempo em preparação para o Natal, festa em que recordamos a primeira vinda de Jesus entre nós, mas também nos preparamos para a segunda vinda gloriosa e definitiva de Nosso Senhor. Também é um tempo de esperança e de alegria.

No Evangelho deste domingo, narrado por São Marcos, Jesus nos convida a estarmos atentos e vigilantes pois não sabemos quando será o momento em que Ele irá voltar. “Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer” (v.35).

O Senhor nos quer sempre de prontidão para não deixarmos que o homem velho e a mulher velha possam voltar a tomar conta do nosso coração. Como podemos ser um casal transformado pelo Espírito Santo? Como deixar que o nosso coração e a nossa casa sejam uma manjedoura para que Jesus possa nascer?

Para que a nossa alma tenha domínio sobre o nosso corpo, precisamos exercitar a nossa vida espiritual. Não é somente na Quaresma que podemos e devemos fazer alguns sacrifícios e penitências, no Advento também!

Queremos propor algumas sugestões para que possamos tornar fecundo esse tempo:

1 – Oração pessoal e conjugal. Se vocês já têm uma vida de oração constante e diária, sugerimos aumentar o tempo de dedicação à oração. Se vocês não têm, sugerimos começar com pelo menos 15 minutos por dia. A oração pode ser feita pela leitura e meditação de um capítulo das Sagradas Escrituras. Do ponto de vista conjugal, sugerimos a oração diária do terço mariano.

2 – Mortificação de um tipo de alimento ou de bebida. Podemos deixar de comer ou beber algo que nos agrada. Se houver economia de dinheiro, este pode ser utilizado para comprar uma ou mais cestas de Natal para famílias carentes ou mesmo comprar roupas e brinquedos para crianças pobres.

3- Ler um livro de espiritualidade católica. Gastamos tempo demais na internet, na TV e nas mídias sociais e, na maior parte das vezes, isso não promove qualquer ganho na nossa vida pessoal e conjugal, muito menos na nossa santificação. Ler diariamente a vida ou os escritos de um santo pode fazer crescer a nossa intimidade com Deus.

4 – Praticar as obras de misericórdia corporais ou espirituais. No domingo passado já falamos sobre as obras de misericórdia, que podem ser praticadas por cada pessoa ou pelo casal como prática penitencial no Advento e podem ser tanto diárias como semanais. O capítulo 2447 do Catecismo da Igreja Católica nos explica quais são as obras de misericórdia.

5 – Os sacramentos. Jesus nos espera todos os dias na Eucaristia. Se vocês participam da missa somente aos domingos e solenidades da Igreja, façam o propósito de participar diariamente neste Advento. Serão 4 semanas recebendo todos os dias o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Se isso não for possível, podemos também visitar diariamente Jesus numa capela e lá fazer a nossa Adoração individual ou como casal. Além disso, não deixemos passar este tempo de conversão sem fazer uma boa confissão e receber de Deus o perdão dos nossos pecados.

Por meio destes exercícios, poderemos fazer com que a nossa casa seja transformada na pequena Belém onde Jesus vai nascer novamente.

 

Maria, Porta do Céu, interceda para que possamos bem viver este tempo de esperança e de alegria!

Um abraço, fiquem com Deus

Márcia e Ronaldo
Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}