Uma alegria que não passa – Evangelho para o Casal / 3º Domingo do Advento – Jo 1,6-8.19-28

Queridos casais, a paz de Jesus!

A liturgia do terceiro domingo do Advento, também chamado de ‘Domingo da Alegria’, nos convida a alegrarmo-nos no Senhor, pois Sua chegada se aproxima.

Não parece uma contradição falar de alegria na situação em que estamos vivendo? Vivemos uma época de pandemia com restrição de atividades, de isolamento social e até de limitação do culto e da vida fraterna na Igreja, e vamos proclamar a alegria?

Para esclarecer essas perguntas, o Evangelho deste domingo pode nos ajudar. Ele fala sobre a missão de São João Batista: ‘Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz.’ (vv.6-8).

Esta é a razão da nossa alegria: Jesus, a luz do mundo, está no meio de nós, vivo e presente no nosso casamento!

Ele quer ser o esposo da nossa alma. Tanto que a primeira leitura faz alusão a um casamento para falar da felicidade de ter Deus: “Exulto de alegria no Senhor e minh’alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas joias” (Is 61,10).

A alegria da qual estamos falando é aquela que vem de Deus. O mundo nos fala que alegria vem do dinheiro que permite consumir cada vez mais, de uma vida cômoda, de sermos pessoas de destaque. Ser feliz verdadeiramente implica em encontrar o verdadeiro sentido das nossas vidas e do nosso casamento em Jesus Cristo.

O presépio nos aponta isso. O Deus criador do universo se fez homem e nasceu na simplicidade de um abrigo de animais. Essa simplicidade do Deus menino precisa mudar nosso coração e nosso casamento. Será que não é justamente nas nossas ambições que Deus quer que nos convertamos neste momento? Será que não estamos gastando tempo demais com coisas que são supérfluas e que talvez até nos afastem de Deus?

Quando Deus criou o homem e a mulher, Ele contemplou a sua obra e exultou de alegria (Gn 1,31). Ele quer que nós testemunhemos a felicidade de sermos Seus filhos amados.

E como o mundo precisa do nosso alegre testemunho! O Papa Francisco escreveu na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium: “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria” (EG 1). “… um evangelizador não deveria ter constantemente uma cara de funeral. Recuperemos e aumentemos o fervor de espírito, a suave e reconfortante alegria de evangelizar, mesmo quando for preciso semear com lágrimas! (…) E que o mundo do nosso tempo, que procura, ora na angústia ora com esperança, possa receber a Boa-Nova dos lábios, não de evangelizadores tristes…, impacientes ou ansiosos, mas sim de ministros do Evangelho cuja vida irradie fervor, pois foram quem primeiro recebeu em si a alegria de Cristo (EG 10).

Que a alegria de sermos amados por Deus em todas as circunstâncias transborde dos nossos casamentos para outras famílias e que sejamos testemunhas da luz como foi São João Batista.

 

Maria, Porta do Céu, ajuda-nos a estar sempre alegres no Senhor.

Um abraço, fiquem com Deus

Márcia e Ronaldo
Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}