Vocês conhecem as obras de misericórdia do casal? – Evangelho para o Casal / 34º Domingo do Tempo Comum – Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo – Mt 25, 31-46

Queridos casais, a paz de Jesus!

Celebramos hoje a solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo.

Jesus é Rei e Senhor, mas é um Rei diferente daqueles que estamos acostumados a ver. Os reis deste mundo nascem em palácios e são colocados em berços de ouro, enquanto o Rei Jesus nasceu num pequeno estábulo em meio aos animais e teve como berço uma simples manjedoura; os reis deste mundo se vestem com roupas finas e andam em seus imponentes carros de luxo, enquanto o Rei Jesus usava uma simples túnica e entrou glorioso em Jerusalém, montado num jumentinho. Os reis deste mundo navegam pelos mares em grandes navios, enquanto o Rei Jesus anunciava Seu reino do pequeno barco de Pedro, um simples pescador. Os reis deste mundo têm exércitos de soldados à sua disposição, enquanto o Rei Jesus tinha apenas doze discípulos ao Seu lado. Os reis deste mundo sentam-se em seus riquíssimos tronos enquanto o Rei Jesus preferiu o trono da Cruz para dar a vida pelos Seus e libertá-los do pecado e da morte! Os reis deste mundo anseiam conquistar grandes tesouros, enquanto o Rei Jesus deseja salvar almas.

Jesus não veio para conquistar outros reinos, povos e nações, mas sim para conquistar corações e para salvar casais e famílias!

O Evangelho deste domingo, narrado por São Mateus, nos remete à volta gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, sentado em Seu trono, irá julgar os bons e os maus.

Se queremos que Jesus reine em nossas famílias, temos que ser coerentes com a nossa fé, e tirarmos dos nossos corações os falsos reis do egoísmo, da mesquinhez, da avareza, dos excessos, das vaidades e ostentações, do individualismo, enfim, de tudo o que nos afasta do Reino de Deus.

Para que Jesus nos reconheça como ‘benditos de Seu Pai e nos diga: Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!’ (v. 34), devemos exercitar as obras de misericórdia com nosso próximo, em especial com os membros da nossa família.

Mas, como viver as obras de misericórdia em nosso casamento?

– Dando de comer a quem tem fome e de beber a quem tem sede: Podemos ajudar a saciar a fome e sede de afeto do nosso cônjuge, sendo seu companheiro de caminhada. Num casamento em Deus não deve haver solidão.

– Acolhendo os estrangeiros: Quando nos casamos, temos que acolher em nosso coração a família de origem do nosso cônjuge, e recebê-los com carinho e respeito em nossa casa.

– Vestindo os nus: Sendo o casamento um meio de conhecermos a intimidade do nosso cônjuge, o despir-se perante ele vai além das roupas. Vestir a nudez de nosso cônjuge significa acolher os seus medos, suas frustrações, seus defeitos e dificuldades, e tudo aquilo que ele tem vergonha de revelar aos outros.

– Visitando os doentes: Nas promessas que fazemos quando recebemos o Sacramento do Matrimônio, comprometemo-nos a ser fiéis, amar e respeitar o nosso cônjuge na saúde e na doença. Por isso, cuidar dele e ser presença amiga no sofrimento da doença faz parte da nossa missão de casados.

– Visitando os presos: Vivemos hoje uma pandemia bem maior do que a do novo coronavírus: a pandemia dos transtornos de humor, principalmente a depressão e a ansiedade, que fazem com que a pessoa, ainda que não esteja privada de sua liberdade, sinta-se numa prisão que sufoca as suas emoções. É preciso visitar o interior do nosso cônjuge acolhendo suas angústias e tristezas.

Pela vivência das obras de misericórdia, fazemos do nosso coração um verdadeiro trono para o Rei Jesus!

 

Maria, Porta do Céu e Rainha dos Corações, acolhe-nos no reinado do Teu Filho!

Um abraço, fiquem com Deus

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}