Somos de Deus ou de César? – Evangelho para o Casal / 29º Domingo do Tempo Comum – Mt 22,15-21

Queridos casais: a paz de Jesus!

O Evangelho deste domingo, narrado por São Mateus, apresenta-nos uma armadilha preparada a Jesus pelos fariseus, quando lhe perguntam sobre a licitude ou não de se pagar o imposto a César, imperador de Roma. De acordo com a resposta de Jesus, poderiam acusá-lo de ser contra ou a favor de Roma. Jesus percebe a intenção maliciosa deles e pede-lhes que lhes mostrem a moeda do imposto, perguntando de quem é a figura e a inscrição da moeda (v. 20). Os fariseus respondem que é de César e Jesus pronuncia a célebre frase: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (v. 21).

Referindo-se à imagem de César cunhada sobre a moeda, Jesus declara que, como cidadãos do Estado, temos direitos e deveres, mas, nos faz pensar na imagem que está gravada em cada um de nós: a imagem de Deus, pois fomos criados à Sua imagem e semelhança, conforme o relato da Criação no livro de Genesis (Gn 1,26), com a liberdade e dignidade de filhos de Deus.

Pelo Sacramento do Batismo temos cunhada, com a tinta do Espírito Santo, a imagem do Criador em nossa alma. Nós, casais, vamos além da consagração batismal, pois, nossas vidas são marcadas por Deus pelo Sacramento do Matrimônio. Isso quer dizer que, ainda que tenhamos as nossas obrigações temporais e as leis civis que precisamos obedecer, temos uma pertença maior: somos homem e mulher unidos para sermos inteiramente de Deus!

Não podemos nos deixar deformar, sobrescrevendo por cima da nossa verdadeira imagem as figuras dos césares modernos, muitas vezes disfarçados de bem, que querem nos oprimir e destruir as nossas famílias. O relativismo, o culto ao próprio eu, a inversão de prioridades na família, a confusão sobre a identidade de marido e mulher, a perda do sentido da nossa missão como cristãos e tantas outras coisas que o mundo coloca como algo bom, mas que nos fazem perder de vista nossa imagem original de filhos amados de Deus. Precisamos assumir essa identidade e deixar-nos moldar apenas por Aquele que nos criou e que nos fez muito bons!

Neste 18 de outubro, a Igreja celebra o Dia Mundial das Missões. Por sermos de Deus, temos que assumir o compromisso de fazer do nosso casamento e da nossa família o nosso principal campo de missão. Se Jesus for realmente o Senhor do nosso casamento, isso transbordará em missão para evangelizar outros casais e outras famílias.

 

Maria, Porta do Céu, interceda para que sejamos um casal inteiramente de Deus!

Um abraço, fiquem com Deus!

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}