Quem é o seu próximo mais próximo? – Evangelho para o Casal / 30º Domingo do Tempo Comum – Mt 22,34-40

Queridos casais: a paz de Jesus!

Quem é o próximo que está mais próximo de você que Deus pede que você ame como a si mesmo?

O Evangelho deste domingo, narrado por São Mateus, nos fala que alguns fariseus se reuniram para, mais uma vez, colocar Jesus à prova e lhe perguntaram qual era o maior mandamento da Lei. Os fariseus eram extremamente exigentes na observância da lei judaica, que continha 613 preceitos. Jesus respondeu-lhes: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!’ Esse é o maior e o primeiro mandamento” (vv. 37-38). Jesus poderia ter parado aí, pois teria já respondido à pergunta dos fariseus, mas quis continuar: “O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.” (vs. 39 e 40).

Com essa resposta, Jesus vai direto ao espírito da Lei e afirma que todos os preceitos da Lei sem o amor a Deus e ao próximo se esvaziam. Amar a Deus sobre todas as coisas significa tê-lo como fim de todos os nossos afetos e ordenar todas as nossas ações para Ele, que é amor, criou-nos por amor e para que possamos amar os outros, permanecendo unidos a Ele. Não é possível amar o próximo sem amar a Deus e não é possível amar a Deus sem amar o próximo. O sinal visível com o qual devemos testemunhar ao mundo o amor de Deus é o amor pelos irmãos.

Cabe aqui nos reportar às palavras do Papa Emérito Bento XVI no Angelus do dia 4 de novembro de 2012 que diz que o Amor a Deus e a amor ao próximo “são inseparáveis e estão em relação recíproca. Jesus não inventou nem um nem outro, mas revelou que eles são, no fundo, um único mandamento, e fê-lo não só com palavras, mas sobretudo com o Seu testemunho: a própria Pessoa de Jesus e todo o seu mistério encarnam a unidade do amor a Deus e ao próximo, como os dois braços da Cruz, vertical e horizontal”.

Para nós, casais, que recebemos o Sacramento do Matrimônio, o próximo mais próximo que Deus colocou na nossa vida é o nosso cônjuge e são os nossos filhos. Amá-los significa chorar e sofrer com eles, rir e alegrar-se com eles, colocar-nos próximos deles, sermos o ombro e o ouvido com o qual eles podem contar sempre. Amá-los significa partilhar da sua vida e da sua história.

Muitas vezes fazemos tudo isso somente para o próximo que está na casa do lado, na rua de casa, na cidade vizinha, talvez fora do nosso estado ou até mesmo fora do país… A estes também devemos amar, mas não podemos nos esquecer daquele próximo que Deus colocou em nossa vida e que mora e convive conosco.

 

Maria, Porta do Céu, ajuda-nos a caminhar sempre na lei do amor.

Um abraço, fiquem com Deus!

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}