Qual é a sua verdadeira identidade??? Evangelho para o Casal / 21º Domingo do Tempo Comum Mt 16,13-20

Queridos casais: a paz de Jesus!

A liturgia de hoje nos traz o Evangelho conhecido como o do primado de Pedro, no qual Jesus pergunta aos discípulos o que as pessoas estão dizendo a Seu respeito e depois, redireciona a pergunta a eles: E vós, quem dizeis que eu sou? (v. 15). São Pedro, então, faz uma declaração que mudará sua vida para sempre: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” (v.16). Com essa declaração de fé de Pedro Jesus afirma: “Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la” (v. 18).

É importante ressaltar que Jesus não estava interessado em saber o que o povo dizia sobre Ele. Não estava em jogo a Sua identidade, pois Ele já sabia o que o povo dizia, mas Ele queria saber se aqueles homens que Ele havia escolhido para segui-Lo estavam amadurecidos na fé e se tinham ou não a consciência de serem verdadeiros discípulos Seus.

A mesma pergunta que fez aos discípulos, Jesus faz hoje a nós: E VÓS, CASAIS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU?

Nossa resposta não pode ser a mesma dos homens daquela época, que, em sua maioria, não conhecia a verdadeira identidade de Jesus e nem a resposta que hoje muitos têm de que Jesus foi um grande líder espiritual, um mestre de sabedoria ou ainda um libertador das massas oprimidas.

Se somos de fato um casal discípulo de Jesus, nossa resposta não pode ser como a daqueles que não tiveram uma experiência pessoal com Ele.

Mas como buscar intimidade com o Senhor? Precisamos viver a nossa fé por meio de uma vida de oração pessoal e conjugal, através da participação nos Sacramentos e na vida comunitária. Por meio destes atos de fé é que o Espírito Santo agirá em nós e nos revelará Jesus, assim como fez com São Pedro.

É preciso deixar claro para você, casal: somente casamentos onde os esposos forem íntimos de Jesus vão perdurar e dar frutos! Casamentos onde os cônjuges não proclamem com palavras e com a vida que Jesus é o Messias e Filho de Deus estão fadados ao fracasso.

Quando assumimos fielmente a missão que recebemos com o Sacramento do Batismo e com o Sacramento do Matrimônio, nós também podemos nos tornar pedras vivas onde o Senhor pode construir a comunidade familiar.

E somente participando da verdadeira Igreja confiada inicialmente a São Pedro que tem hoje como sucessor o Papa Francisco, é que encontraremos um porto seguro para nossa fé. Tanto que Jesus deixou a promessa a São Pedro que as portas do inferno não prevalecerão sobre a Igreja (v.18).

 

Maria, porta do céu, ajuda-nos a encontrar nossa verdadeira identidade no seu Filho Jesus!

Um abraço, fiquem com Deus!

Márcia e Ronaldo

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}