Casamento santo ou mundano – Evangelho para o Casal / 22º Domingo do Tempo Comum – Mt 16,21-27

Queridos casais: a paz de Jesus!

O Evangelho de hoje é a sequência do Evangelho da semana passada. Após São Pedro proclamar a identidade de Jesus como Messias e Filho de Deus, ele repreende o Mestre quando este lhe revela que deveria sofrer muito, que iria morrer, mas que ressuscitaria no último dia. Jesus é categórico quando se volta a São Pedro e diz: “Vai para trás de mim, Satanás! Tu és uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!” (v.23).

Este fato nos revela que os apóstolos não estavam suficientemente maduros em sua fé e ainda permitiam que pensamentos e comportamentos mundanos se manifestassem no meio deles.

Entre as opções de ser santo ou ser pecador, existe a realidade do mundano. Muitas vezes nos identificamos com a atitude de São Pedro, que se encantava com a visão do Messias glorioso mas rejeitava a possibilidade da cruz.

São Pedro estava errado por querer poupar seu Mestre da dor e de uma morte violenta? Não, se partirmos do ponto de vista do pensamento do mundo, que abomina qualquer tipo de sofrimento.

Do ponto de vista prático, é fácil nos identificarmos com um casal mundano quando, por exemplo:

– Buscamos incessantemente os bens materiais e colocamos neles a nossa segurança.

– Priorizamos nossos objetivos particulares em detrimento do casamento e da família.

– Não queremos ter filhos pelo trabalho e pelos gastos que eles dão.

Ora, à primeira vista, o caminho da cruz não é o mais fácil para o casal, mas é o único que leva à salvação.

“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la” (vv.24-25).

De modo particular, essas palavras de Jesus são preciosas para os momentos de crise conjugal, quando, ao invés de procurar ajuda e se esforçar para corrigir as dificuldades do relacionamento, o casal opta por abrir mão da união sagrada do matrimônio e desiste do casamento. Jesus nos chama a renunciar a essas atitudes.

Somos chamados à santidade e o casamento é um caminho especial para nossa santificação. Por isso, as palavras de São Paulo na segunda leitura são uma ordem de Jesus a cada um de nós que recebemos o Sacramento do Matrimônio: “Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando a sua maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito”. (Rm 12,2).

É isso o que Deus espera de nós: sermos um casal santo, transformando nossas atitudes conforme a Sua vontade.

 

Maria, porta do céu, intercede para que o nosso casamento seja santo!

Um abraço, fiquem com Deus!

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}