Atenção: Não é Fake News! – 18º Domingo do Tempo Comum Mt 14,13-21

O Evangelho de hoje, narrado por São Mateus, apresenta o milagre da multiplicação dos pães. Após Jesus se retirar para um lugar deserto, uma multidão o seguiu e Ele teve compaixão dela. Com apenas cinco pães e dois peixes (v. 17), Jesus fez um grande milagre e alimentou mais de cinco mil pessoas.

Os gestos de Jesus quando pronunciou a bênção, partiu os pães e os deu aos discípulos que os distribuíram às multidões (v. 19), prefiguram a instituição da Eucaristia e são repetidos em nossa liturgia até hoje.

Pelo Catecismo da Igreja Católica e alguns documentos referentes à família e à Eucaristia, a Igreja insiste em afirmar que a Eucaristia, sacramento da caridade, apresenta uma relação particular com o amor do homem e da mulher unidos no sacramento do Matrimônio. (CIC 1621, Familiaris Consortio 57, Sacramentum Caritatis 27, Amoris Laetitia 318).

Somos convidados a ser um casal eucarístico!

Ser um casal eucarístico quer dizer buscar, juntos, uma vida de intimidade com Jesus no Santíssimo Sacramento. Ser um casal eucarístico também quer dizer colocar Jesus como o centro da família que foi fundada sobre o Sacramento do Matrimônio e mostrar a beleza disso aos filhos.

Mas Jesus também nos chama a servir nosso cônjuge como Ele fez com a multidão: ter compaixão e curar (v. 14), doar para alimentar o outro com o pouco que temos (vv. 16-17) e satisfazer as suas necessidades físicas, afetivas e espirituais (v. 20).

Somos chamados a ser famílias eucarísticas pois Jesus presente em nós – Corpo, Sangue, Alma e Divindade – reaviva o nosso amor e torna-nos capazes de ser luz no mundo que insiste em viver na escuridão do pecado!

O milagre da multiplicação dos pães acontece todos os dias nos altares das nossas igrejas! Isso não é fake news!

Hoje, nosso coração encontra-se na expectativa da volta das missas presenciais. Depois de todo esse tempo sem receber Jesus sacramentalmente, não podemos voltar ao indiferentismo e ser um casal católico que vai à missa apenas para cumprir o preceito dominical. Nossa alma precisa ter o desejo de ser saciada da fome e da sede de eternidade.

Deus quer que o nosso lar seja alimentado pela Eucaristia, pois, um lar eucarístico alimenta os cônjuges, os filhos, a Igreja e o mundo!

Celebramos nessa semana o dia do padre. Rezemos por todos os sacerdotes, instrumentos nas mãos de Deus para que a Eucaristia chegue até nós.

Maria, Porta do Céu, ajuda-nos a ser um casal eucarístico!

Um abraço, fiquem com Deus!

Márcia e Ronaldo – Comunidade Sara e Tobias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}