Solenidade de São Pedro e São Paulo e dia do Papa – Mt 16, 13-19

Queridos casais, a paz de Jesus!

Hoje, a Igreja celebra os Apóstolos São Pedro e São Paulo.

São Pedro era um simples pescador, um judeu nascido na Galileia e que não tinha qualquer estudo. O nome Pedro, dado a Simão por Jesus, significa pedra, rocha. No relato do Evangelho narrado por São Mateus, quando Jesus pergunta aos discípulos em Cesareia de Filipe: “vós, quem dizeis que eu sou?” (v. 15) e Pedro responde que Ele é “o Messias, o Filho do Deus Vivo” (v. 16), Jesus declara: “tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja” (v. 18).

São Pedro é o fundamento visível sobre o qual Jesus construiu Sua Igreja, a quem Ele entregou a chave do Reino dos Céus (v. 19) e que tem hoje o Papa Francisco como seu 266º sucessor.

São Paulo era um judeu nascido na Grécia que estudou a fundo a fé judaica. Era um homem apaixonado pelo Evangelho que, de perseguidor dos cristãos, passa a ser um cristão perseguido e um grande evangelizador dos povos. Ele afirma ao final da sua vida: “o Senhor esteve ao meu lado e me deu forças; ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações” (2Tm 4, 17), como nos é relatado na segunda leitura.

A Igreja, ao unir numa só celebração dois homens tão diferentes, nos revela que, pela Graça de Deus, a unidade pode ser alcançada, a ponto de São Pedro e São Paulo se tornarem colunas da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica.

Pelo Sacramento do Matrimônio, Jesus também cria uma unidade. Com a Sua Graça, Ele une duas pessoas com diferentes histórias de vida, diferentes temperamentos, valores e características. Desta unidade, o casal se torna uma coluna que sustenta a família com os seus filhos e é luz para a Igreja e para o mundo.

Hoje, a pergunta feita ao casal é: Diante das dificuldades no casamento, frente à uma enfermidade, nas dificuldades financeiras, diante dos seus filhos e familiares, QUEM É JESUS PARA VOCÊ? Ele espera que a nossa resposta não seja somente com palavras, mas seja vivenciada e testemunhada com gestos e atitudes, quer de nós uma verdadeira conversão pessoal e conjugal.

Nos dias atuais, a mensagem dos santos apóstolos São Pedro e São Paulo para nós, casais, é que, pela Graça de Deus, temos a possibilidade de nos tornar sinais do amor e do poder misericordioso de Deus em todas as circunstâncias.

Sigamos este caminho seguro: permaneçamos em unidade com o Papa Francisco – legítimo sucessor de São Pedro, e sejamos obedientes a Dom Geremias, arcebispo de Londrina – legítimo sucessor dos apóstolos. A promessa que Jesus fez a São Pedro a respeito da Igreja durará até o fim dos tempos: “o poder do inferno nunca poderá vencê-la” (v. 18).

Maria, Porta do Céu, ajuda-nos a responder com a vida quem é Jesus para nós!

Um abraço, fiquem com Deus!

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}