Fardo e jugo de Jesus – Mt 11, 25-30

Queridos casais, a paz de Jesus!

O seu casamento está difícil? Conviver com seu marido ou sua esposa está insuportável?

Infelizmente, parte disso é por culpa sua. Sim, porque você está carregando um fardo que não é seu, está tentando resolver os problemas do seu casamento por conta própria.

No Evangelho narrado por São Mateus, Jesus nos diz: “Vinde a mim vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso.” (vv. 28 e 29)

A palavra ‘jugo’ significa uma peça feita em madeira para prender e unir dois bois. Serve para que os animais andem no mesmo compasso. Isso faz com que o trabalho de puxar uma carroça ou um arado fique mais homogêneo, sem trancos, solavancos ou quaisquer outros problemas de percurso que possam ocorrer devido à diferença na velocidade dos dois animais.

É interessante observar que a palavra ‘conjugal’ e seus derivados têm a mesma origem e quer dizer ‘colocar-se sob o mesmo jugo’. Convenhamos, aos olhos da sociedade atual, o significado desta palavra não é nem romântico e nem atrativo.

Ao dizer que seu jugo é suave e seu fardo é leve, Jesus nos indica que, sem a Sua graça, o casamento pode se tornar um peso insuportável! Ele conhece o mais profundo do nosso ser: corpo, alma, história, dons, defeitos, enfim, sabe como é cada esposo e cada esposa e como pode nos ajudar.

Este convite ‘Vinde a mim’ é para todos e, de modo particular, para aqueles que receberam o Sacramento do Matrimônio. O ‘sim’ dado no altar não é somente um consentimento para receber o outro cônjuge como esposo, mas um consentimento para que o amor divino se faça presente na vida conjugal.

Para isso é preciso um constante esforço de busca do Senhor por parte dos esposos. Ainda que tenhamos várias ocupações, o cultivo da nossa espiritualidade precisa ser constante, afinal, o amor exige tempo e dedicação.

A oração pessoal e em família, a participação frequente nos Sacramentos, a Partilha a Três, a leitura da Bíblia, a vida em comunidade, tudo isso não são simples detalhes, mas alimentos fundamentais para nosso casamento e para nossas almas. Se Jesus for, de fato, o Senhor do nosso casamento, as nossas diferenças se resolverão. Ele mesmo é a solução.

Deus nos chama não somente para ter uma vida conjugal estável, mas para trilhar um caminho de santificação por meio do Sacramento do Matrimônio.

Ao olhar para os santos da Igreja, podemos desanimar, achando que, por causa das nossas misérias, é impossível alcançar a santidade.

Santa Teresinha do Menino Jesus também pensava assim e, com a sua ‘pequena via de santidade’ pode ser um modelo para nós, casais. Vendo-se pequena e incapaz de qualquer mérito, recorria ao amor misericordioso de Jesus para que Ele mesmo realizasse a sua santificação. Santa Teresinha dizia: “O elevador que deve elevar-me até o Céu são vossos braços, ó Jesus!”

Se formos humildes e reconhecermos que nada somos sem a graça de Deus, então Jesus exultará de alegria com nosso casamento e dirá: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos”. (v. 25)

Maria, Porta do Céu, ajuda-nos a sermos mansos e humildes de coração como Teu filho Jesus!

Um abraço, fiquem com Deus!

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}