Não tenhais medo – Mt 10, 26-33

Queridos casais, a paz de Jesus!

O Evangelho que nos é proposto neste domingo nos remete novamente à missão confiada por Jesus aos Apóstolos e às orientações para essa missão.

O tema central deste Evangelho pode ser resumido na expressão “Não tenhais medo!” Esta ordem é repetida por Jesus por três vezes neste texto. Ele começa dizendo: “não tenhais medo dos homens” (v. 26); depois afirma: “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma” (v. 28). Logo em seguida, diz novamente: “Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais” (v. 31).

‘Não tenhais medo’ é uma expressão que aparece com frequência no Antigo Testamento e é dirigida ao povo ou ao profeta a quem foi confiada uma missão, para assegurar-lhe a presença, ajuda e proteção de Deus, ainda que haja angústias e perseguições.

Ao enviar os discípulos, Jesus alerta que eles serão perseguidos por causa da missão, mas ordena que eles não tenham medo.

Hoje, muitos de nós, casais, nos encontramos acuados diante dessa situação de isolamento social, dessa situação de insegurança e de instabilidade que vivemos. A todos nós, Jesus convida a superar o medo das provações e dificuldades e a anunciar a Boa Notícia de que vale a pena viver o Sacramento do Matrimônio e testemunhá-lo onde quer que estejamos.

Ainda que zombem de nós por vivermos a fidelidade no nosso casamento, ainda que sejamos incompreendidos por viver uma fé que exige renúncias, Jesus nos dá uma ordem: ‘O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados!’ (v. 27). Não tenhais medo: tenham a coragem de proclamar e anunciar a verdade ‘de cima dos telhados’ a fim de ajudar a mudar a situação de muitos casais que se encontram em situação de pecado e na escuridão. Muitas vezes, não precisaremos falar nada, pois nosso comportamento falará por nós.

Nesse tempo de pandemia, nós casais, não podemos nos deixar vencer pelo medo da morte física, mas que fiquemos vigilantes em relação ao pecado que pode nos levar à morte eterna e tirar a nossa família do céu.

‘Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais’ (v. 31). O pardal é um passarinho que é encontrado em quase todo lugar do mundo e tem pouco ou nenhum valor comercial, no entanto Deus cuida deles em sua pequenez e insignificância, quanto mais a nós, filhos amados que somos. Temos um valor inestimável para Deus e podemos nos abandonar nas Suas mãos.

Hoje, repetimos isso a cada um de vocês, casais: Não tenham medo! Abram as portas da sua casa e do seu coração a Jesus para que Ele seja o Senhor do seu casamento e da sua família.

Maria, Porta do Céu, ajuda-nos a viver sem medo de dizer Sim ao seu Filho Jesus!

Um abraço, fiquem com Deus!

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}