Jumentinho de Jesus – Mt 21, 1-11

Queridos casais, a paz do Senhor Jesus!

No Domingo de Ramos, temos a proclamação de dois Evangelhos diferentes. Hoje, iremos meditar o Evangelho de Mateus, que narra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Neste Evangelho, Jesus pede a dois de seus discípulos que entrem em uma aldeia e peçam uma jumenta com sua cria, o jumentinho. Se alguém perguntasse algo sobre esse pedido, a resposta deveria ser: o Senhor precisa deles. Os discípulos levaram os animais até Jesus, que montou no jumentinho e entrou triunfante em Jerusalém. Dessa forma, Jesus é proclamado Rei e Messias, entrando de forma pacífica e humilde na cidade sagrada.

Queremos chamar a atenção para dois personagens que podem passar despercebidos neste Evangelho: a jumenta e o jumentinho.

Na nossa cultura, o jumento sempre foi considerado como modelo pejorativo, símbolo da falta de inteligência. Não é à toa que usamos o termo burrice para isso. Mas, de forma oposta, também podemos considerar o jumento como um animal inteligente, que pode significar perseverança, humildade, fortaleza, docilidade à vontade de Deus.

Chama a atenção a forma como algumas pessoas consideraram positivamente o burro, até mesmo alguns santos. São Josemaria Escrivá gostava de comparar-se a um burro. Certa vez disse que que desejaria ter a firmeza do jumento no cumprimento dos propósitos de cada dia. O padre Hugo de Azevedo, um dos seus filhos espirituais e membro da Opus Dei, escreveu um livreto chamado Lições do burro. Neste livro, ele faz analogias sobre o jumento e a nossa vida espiritual, a partir da espiritualidade de São Josemaria Escrivá.

Hoje, o Senhor nos chama para sermos como aqueles jumentos do Evangelho. Neste momento que vivemos, Jesus precisa de nós assim como precisou deles: “Se alguém disse algo, lhe direis que o Senhor precisa deles.” (v. 3)

Mesmo na simplicidade de um burrinho, nossa missão é grandiosa: levar Cristo ao mundo! As almas que estão ao nosso redor precisam de Jesus.

Casal, Jesus precisa de você hoje! Seja canal de alegria e de esperança para todas as pessoas. Muitos estão entrando em crise pessoal e conjugal devido ao confinamento atual, por isso Jesus precisa de vocês. Carregue o Senhor para eles, leve a Boa Nova até suas casas por meio de ligações, mensagens, visitas virtuais… Sejam criativos na Evangelização!

Podemos nos achar indignos desta missão, mas olhem o que Deus nos fala na primeira leitura: O Senhor Deus deu-me língua adestrada, para que eu saiba dizer palavras de conforto à pessoa abatida; ele me desperta cada manhã e me excita o ouvido, para prestar atenção como um discípulo.” (Is 50, 4)

O Sacramento do Matrimônio é um dom para ser colocado a serviço dos outros. Nos coloquemos a serviço primeiramente para nossa família e depois para os outros: confortemos os abatidos, os que estão sem esperança, os desanimados, os tristes, os doentes, os enlutados, e todos os que precisam da Graça de Deus e de suas consolações.

Esse tempo é um presente de Deus, uma ocasião para crescermos nas virtudes! Deus nos deu uma oportunidade para buscarmos a santidade por meio da sua Graça, ainda que privados dos sacramentos da Eucaristia e da Penitência. É agora que temos que mostrar aos que convivem conosco, em especial nosso cônjuge e filhos, que a fé é um dos dons mais importante que temos e uma grande herança que podemos deixar para eles.

O autor do livro ‘As lições do burro, num dos capítulos, ao falar sobre o episódio da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, assim escreve: O burrinho apercebe-se de que leva uma carga muito especial, pois a multidão o cerca, agitando ramos e estendendo-lhe capas. Vai nervoso, mas contente com a animação que produz. Sente que traz a felicidade ao mundo.

Daqui a poucos dias celebraremos a Paixão e Morte de Jesus na cruz. Mas hoje é dia de nos alegrarmos, por isso festejamos com os ramos nas mãos a liturgia deste domingo. Então, sejamos como este jumentinho: com humildade, transportemos o Senhor da Vida, da Alegria e da Esperança e o levemos àqueles que tanto precisam!

Maria, Porta do Céu, tu, que também foste carregada por um jumentinho para dar à luz a Jesus em Belém, ajudai-nos neste caminho para a Vida Eterna.

Um abraço, fiquem com Deus!

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}