Sal e luz – Mateus 5, 13-16

Queridos casais, a paz do Senhor Jesus!

Neste Evangelho, Jesus nos fala sobre a nossa missão de cristãos: ser sal da terra e luz do mundo. De maneira simples, utilizando metáforas que todos podem compreender, Ele nos fala sobre a ação da Igreja na humanidade.

Na época de Jesus, o sal era uma substância básica. Além do sabor, era utilizado para purificar e preservar os alimentos, pois não havia qualquer sistema de refrigeração.

Tão importante era o sal que os soldados do Império Romano recebiam seu pagamento na forma de uma quantidade de sal. Daí veio a origem da palavra latina salário, ou seja, remuneração na forma de sal.

Mas, diferente da luz, o sal acaba sendo uma realidade oculta, que só descobrimos quando está faltando nos alimentos que ingerimos.

Já a luz é uma realidade visível e muitas vezes esplendorosa, tanto que Jesus usa o exemplo da cidade sobre uma montanha, onde todos podem vê-la.

Dessa forma, este Evangelho mostra as duas formas da Igreja agir no mundo. A Igreja age no silêncio dos cristãos, que mudam as estruturas da sociedade com o seu testemunho de vida e se configuram a Jesus nas suas atitudes. O cristão é aquele que, assim como o sal, dá sabor ao trabalho, ao descanso, às rotinas humanas, à família e aos amigos. Ele tempera a vida com o amor de Deus que transborda no amor aos irmãos.

Mas a Igreja também age de forma brilhante como a luz por meio do anúncio do Evangelho, que faz com que assuma sua missão de ensinar as verdades e a beleza da verdadeira doutrina a toda a humanidade. Para o cristão, ser luz do mundo quer dizer levar a fé onde existem as trevas da ignorância e do pecado.

O chamado de Deus para cada casal hoje é sermos mártires. A palavra grega martírio quer dizer testemunha. Ser mártir é colocar Jesus Cristo como o Senhor de todas as coisas. Todas as outras coisas são secundárias, inclusive a própria vida. Somos chamados não necessariamente ao martírio de sangue, mas aos pequenos martírios do dia-a-dia.

É isso que o Senhor nos pede com este Evangelho, sejamos testemunhas:

– Maridos, sejam sal da terra com o seu testemunho! Anunciem o Senhor Jesus com as pequenas renúncias do dia-a-dia, como evitar intimidades com mulheres no trabalho, evitar amizades com pessoas sem virtudes, dar prioridade à família sem buscar excessivamente o lazer, e não buscar somente o dinheiro e a posse de bens. Sejam o líder de fé que a sua família precisa.

– Mulheres, sejam luz do mundo com o seu testemunho! Anunciem o Senhor Jesus com o seu exemplo, não abrindo mão do dom da maternidade em troca de uma carreira profissional desgastante, não fazendo das mídias sociais um risco para um relacionamento extraconjugal e fechando todas as brechas do seu casamento para o inimigo de Deus. Sejam o coração do lar e a mulher de oração que a sua família precisa.

– Casais, sejam sal da terra e luz do mundo! Essa é uma ordem do Senhor Jesus neste Evangelho. Defendam a família como instituição criada e querida por Deus. Abram mão de uma vida de luxo e prazeres e tenham mais filhos. Testemunhem as bençãos que o Senhor derrama todos os dias na sua família.

Como é belo ver que, assim como o sangue dos mártires no início do cristianismo era semente de novos cristãos, hoje também isso acontece. As nossas humilhações, renúncias e fidelidades ao Senhor fazem brotar no mundo sementes de novos cristãos! Se nós, casais, vivermos de maneira santa e inegociável o Sacramento do Matrimônio que recebemos, podemos estar contribuindo para a salvação de outras pessoas que inclusive nunca vimos.

No final do Evangelho, Jesus nos recorda o resultado final: as pessoas não ficarão olhando somente as ações dos cristãos e nem ficarão concentradas nas boas obras que realizam, mas louvarão o Pai que está nos céus. O objetivo não é a glória pessoal nem inflar o ego do cristão que testemunha, mas sim fazer com que cada vez mais outras pessoas possam se salvar e agradecer a Deus!

Que Maria, Nossa Senhora Rainha dos Mártires, ajude-nos a ser sal da terra e luz do mundo.

Um abraço, fiquem com Deus!

Ronaldo e Márcia

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}