Pleno cumprimento – Mateus 5, 17-37

Queridos casais, a paz do Senhor Jesus!

Continuando o Evangelho da semana passada, Jesus prossegue o Sermão da Montanha. A Lei havia sido dada por Moisés ao povo de Deus no monte Sinai. Agora, também do alto de um monte, Jesus vem confirmar a antiga Lei, entrando no seu verdadeiro espírito.

Ele nos diz que não basta não cometermos pecados, mas temos que evitar até o desejo de pecar e suas motivações secretas. Essa é a justiça maior do que a dos mestres da Lei e dos fariseus: não pecar para amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

Quando Jesus fala sobre o mandamento de não matar, ele vai além de tirar a vida do outro, mas ordena não matar o próximo primeiramente no nosso coração. Para nós casais, isso é muito importante, pois temos que evitar palavras de agressão contra nosso cônjuge. E o pior é o risco de que, com as pequenas e grandes agressões que deixamos passar, acabemos por matar nosso próprio casamento.

Ao falar sobre o mandamento de não cometer adultério, Jesus deixa claro que não basta que se concretize o adultério físico. Ele vai além. É preciso cortar a raiz deste pecado e evitar o desejo de cobiça do cônjuge do outro e de qualquer pessoa que não seja nosso cônjuge. Por isso, a pornografia não é um pecado qualquer, mas sim um mal que deve ser totalmente eliminado dos nossos casamentos.

No final deste Evangelho, Jesus proclama a importância das palavras que proferimos, tanto o nosso sim como o nosso não. Nós, casais, dissemos vários sins no altar do Senhor quando celebramos o Sacramento do Matrimônio. Dissemos sim a recebermos livremente o Sacramento, dissemos sim ao amor e ao respeito mútuo, dissemos sim a recebermos amorosamente os filhos que Deus nos daria e a educá-los na Lei de Cristo e da sua Igreja.

Depois, ainda no Rito do Sacramento do Matrimônio, fizemos as promessas de sermos fiéis, amarmo-nos e respeitarmo-nos na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias de nossas vidas. Portanto, dissemos não à infidelidade, à falta de amor e ao desrespeito. Ora, precisamos seguir a ordem de Jesus no final deste Evangelho (vers. 37): “Seja o vosso ‘sim’: ‘Sim’ e o vosso ‘não’: ‘Não’.” E conclui: “Tudo o que for além disso vem do Maligno.”

Estamos sendo fiéis a estes sins e a estas promessas que fizemos diante do altar do Senhor? Há algo além disso no nosso casamento que não vem de Deus?

Neste breve tempo que passamos neste mundo, Deus nos chama à santidade e isso não será possível se não abandonarmos o pecado e suas ocasiões. Não se trata de um simples moralismo, mas sim de entrar no coração de Deus e beber da sua misericórdia. Se fizermos isso, Deus nos recompensará com o que Ele prometeu na segunda leitura de hoje: “O que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram nem os ouvidos ouviram nem coração jamais algum pressentiu.”  (1Cor 2, 9)

Que Maria, Nossa Senhora de Lourdes, nos ajude na caminhada rumo ao Céu!

Um abraço, fiquem com Deus!

Ronaldo e Márcia

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}