Festa da Apresentação do Senhor – Lucas 2, 22-40

Queridos casais, a paz do Senhor Jesus!

Hoje, com muita alegria, celebramos a Festa da Apresentação do Senhor no Templo. São Lucas, o evangelista que descreve detalhes particulares da infância de Jesus, narra como isso ocorreu.

São José e Maria Santíssima eram fiéis à Lei de Moisés e foram cumprir o que ela determinava. Segundo o livro do Levítico (Lv 12), a mulher que dava à luz um menino ficava impura por quarenta dias e depois disso deveria apresentar ao Senhor um holocausto e um sacrifício pelo pecado. Se fizermos as contas, veremos que estamos hoje há exatamente quarenta dias do Natal, quando celebramos o nascimento de Jesus.

Além disso, a Lei dizia que todo primogênito do sexo masculino deveria ser consagrado ao Senhor (Ex 13,2). Os filhos dos animais eram sacrificados, porém, os filhos dos homens eram resgatados a custo de um sacrifício oferecido no Templo cerca de um mês após o nascimento. Pouco a pouco, foi introduzido o costume de apresentar o primogênito no Templo no dia da purificação da mãe.

Que belo exemplo para nós, casais! São José, o guardião da sagrada família estava lá, no Templo, sendo fiel à sua fé. Maria Santíssima, mesmo sendo imaculada e não tendo nada a purificar, estava lá para cumprir o ritual da sua fé. Mas não pensemos que este casal estava por simples obrigação. A partir do que determinava a Lei, eles iam além e faziam uma profunda experiência de Deus.

Outro fato que nos chama a atenção neste Evangelho é a oferta que eles trouxeram. Normalmente, a oferta para um primogênito era um cordeiro. Mas, para que todos pudessem cumprir os preceitos, os pobres poderiam oferecer um par de pombas (Lc 5,7). Logo, se conclui que Jesus nasceu numa família pobre.

Ora, Jesus, o próprio Filho de Deus, nasceu numa pobre família de Nazaré, o que em nada prejudicou a missão de salvação de toda humanidade. Pelo contrário, mostrou a cada um de nós que o fundamental da nossa vida é o ‘ser’ e não o ‘ter’. Nossa essência é sermos filhos amados de Deus!

E quantas famílias têm sido destruídas pela busca incessante de bens materiais! Quantos filhos órfãos de pais vivos! Muitas vezes, criamos falsas necessidades que depois nos escravizam. Ao invés de cumprir fielmente as nossas missões de cônjuge, de pai e de mãe, dedicamos tempo excessivo da nossa vida para servir a estes ídolos, comprometendo até mesmo nossa saúde física e emocional.

O Papa Francisco, ao comentar este Evangelho, fala que:

“Vemos, quase sentimos que os pais de Jesus têm a alegria de observar os preceitos de Deus, sim, o júbilo de caminhar na Lei do Senhor! Eles são dois recém-casados que acabaram de ter o seu filho e sentem-se totalmente animados pelo desejo de cumprir aquilo que está prescrito. Não se trata de um acontecimento exterior, não é algo para se sentir bem, não! É um desejo forte, profundo e repleto de alegria.”

Ao observar o comentário do Papa Francisco, vemos que ele nos remete ao Carisma Sara e Tobias. Um casal de esposos jovens que se alegra em fazer a vontade de Deus! Justamente aí está a missão da Comunidade Sara e Tobias – com alegria, evangelizar casais jovens e, depois, formar comunidades familiares.

Na data de hoje, Festa da Apresentação do Senhor, muitas congregações religiosas e novas comunidades católicas renovam o seu compromisso de consagração, inclusive alguns membros da Família Sara e Tobias que se consagram ao Carisma da Comunidade.

A palavra ‘consagrado’ quer dizer ‘tornar-se sagrado junto’. Quando nos consagramos, nos ofertamos ao Senhor para que Ele venha nos ajudar no caminho de santidade com a Sua Graça. Ainda que tenhamos consagrações especiais, não nos esqueçamos que todos somos consagrados a Deus pelos Sacramentos da Igreja.

Terminamos este breve texto ainda com as palavras do Papa Francisco a respeito deste Evangelho:

“À luz desta cena evangélica, consideremos a vida consagrada como um encontro com Cristo: é Ele que vem até nós, trazido por Maria e José, e somos nós que vamos até Ele, guiados pelo Espírito Santo. Mas no centro está Ele. É Ele que move tudo, é Ele que atrai ao Templo, à Igreja, onde podemos encontrá-lo, reconhecê-lo, recebê-lo e também abraça-lo.

Que Nossa Senhora das Luzes nos ajude na nossa consagração!

Um abraço, fiquem com Deus!

Ronaldo e Márcia

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}