Vocês foram unidos para brilhar! Evangelho para o Casal – Solenidade da Epifania do Senhor – Mt 2,1-12

Este belíssimo trecho do Evangelho relata a visita dos reis magos a Jesus: “Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: ‘Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo’” (Mt 2,1-2).

Estamos diante do Evangelho da Epifania, solenidade em que a Igreja celebra com alegria o mistério da manifestação de Jesus como Filho de Deus e tem como tema principal a luz. Esses três reis magos simbolizam todas as raças e povos do mundo, que encontram Deus na humanidade do menino Jesus.

Vemos que os reis magos ficaram preocupados por não saber exatamente onde havia nascido o novo rei, tanto que a ida deles à Jerusalém, a capital da Judéia, foi justamente para obterem informações de onde estava o menino. Mas a verdadeira luz não estava na grande Jerusalém, uma das cidades mais importantes do oriente, e sim na pequenina Belém.

Quantas vezes nós, casais, não fazemos a mesma coisa indo atrás de coisas grandiosas ao invés de procurar Deus na simplicidade da nossa própria casa? Buscamos iluminar nossa vida com falsos deuses que só frustram e roubam nossa alegria. Com isso, acabamos não percebendo que o verdadeiro sentido da nossa vida está em Deus, que está presente na nossa família.

É impressionante ver quantas pessoas se iludem no fim do ano e colocam esperança num prêmio de loteria, sendo que Deus nos oferece todos os dias muito mais do que uma fortuna em dinheiro: O Senhor nos dá a Sua graça, Se entrega a nós na Eucaristia e demais Sacramentos, permite que O encontremos na Sua Palavra e está presente na nossa casa por meio da Sua Divina Providência. Jesus é o verdadeiro Rei que merece e precisa ser adorado por todos os casais.

Os reis magos não foram fazer turismo na casa da Sagrada Família, mas empreenderam uma cansativa viagem para encontrar o Rei Jesus. Isso nos mostra que, um casal que quer encontrar Jesus, precisa desinstalar-se. Essa deve ser nossa principal meta em 2022: nos esforçamos para ser um casal cheio do Espírito Santo por meio de uma vida de oração.

Além disso, o Evangelho relata que os magos “Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho” (v.12).

Quando encontramos verdadeiramente a luz que emana do menino Jesus, não podemos voltar a Herodes, ou seja, ao pecado, àquilo que quer nos tirar a graça de Deus.

Não há treva dentro do casamento que possa resistir à luz de Jesus! Por isso, ao encontrarmo-nos com essa luz devemos decidir trilhar por um novo caminho, abandonando o homem velho e a mulher velha, e agindo concretamente para que essa mudança aconteça.

Casal, Deus faz uma promessa para o seu casamento na primeira leitura: “Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora” (Is 60,1-3).

Fomos criados por Deus e unidos pelo Sacramento do Matrimônio para brilhar. Não com luz própria, mas com a luz de Jesus. Não com grandes feitos, mas fazendo as coisas ordinárias da nossa vida em nome do Senhor. Vivendo com a mesma simplicidade de um Deus que se fez homem e nasceu na humildade de um estábulo.

Maria, Porta do Céu, interceda para que nossa família possa iluminar o mundo com a luz de Jesus!

Um abraço, fiquem com Deus.

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

Evangelho para o casal – ano 3 – nº 105 – 02/01/2022

Acesse o Youtube e inscreva-se em nosso canal

 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}