Família: uma escola de santidade! – Evangelho para o Casal / Festa da Sagrada Família – Lc 2,41-52

Um feliz Natal a todos!

É tão importante a celebração do Natal, que ela não cabe somente num dia. Por isso, a Igreja estende a solenidade do nascimento de Jesus por 8 dias. Daí provém o nome oitava de Natal.

Neste domingo da Oitava de natal, celebramos a festa da Sagrada Família e a liturgia nos apresenta o Evangelho da perda e do reencontro do menino Jesus no Templo.

São Lucas relata que os pais de Jesus, cumprindo os preceitos da lei judaica, “iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa” (v. 41). Quando Jesus tinha doze anos, foi com Maria e José para a festa, como de costume e, quando estes retornaram não perceberam que Ele ficou no templo, “no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas” (v. 46), e todos “os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas”.

Hoje, a Palavra de Deus vem nos apresentar a Sagrada Família de Nazaré: Jesus, Maria e José. Que belo exemplo de santidade temos aqui! Que modelo de obediência e fidelidade a Deus podemos ver nesta família!

Deus quis se fazer um de nós, e para isso escolheu nascer e crescer no seio de uma família. Assim, santificou as relações familiares e nos mostrou a sacralidade da família e do próprio casamento.

A família é uma realidade biológica e espiritual. Prover as necessidades materiais da casa também é missão dos cônjuges, mas a sua principal missão é buscar juntos o Céu. A família é uma escola de santidade, um lugar que o Senhor escolheu para a pessoa se desenvolver, crescer nas virtudes, alcançar a maturidade humana e descobrir a vontade de Deus.

Foi numa família que Jesus foi educado e, ainda que sendo Deus, aprendeu a andar, a falar e foi educado na fé e nas virtudes por Maria Santíssima e São José. Assim também nós, que somos pais biológicos e espirituais, somos chamados a educar nossos filhos na fé e nas virtudes, levando-os a descobrir e encontrar Jesus.

Um detalhe do Evangelho pode passar despercebido: era costume da Família de Nazaré ir até Jerusalém para celebrar a Páscoa. E o costume vai além do cumprimento do preceito. Era uma prática que era frequente nessa santa família que amava a Deus.

Assim como os pais de Jesus iam ao Templo, somos convidados, como casal e como família, a ir também ao templo, não só para a grande festa da Páscoa do Senhor, mas para celebrar o Santo Sacrifício da Missa todos os domingos e dias santos.

O desejo de estar com o Senhor deve estar impregnado nas nossas vidas e na nossa família não só para cumprir preceitos, mas por amor a Deus. Pelo nosso modo de buscar a santidade, ensinaremos nossos filhos a buscar as coisas do Alto e seremos testemunhas de Jesus para o mundo.

É na realidade da família que a caridade, vínculo da perfeição, deixa de ser um ideal e se concretiza. Na família temos constantes oportunidades para amar. Um amor muitas vezes escondido, sem reconhecimento, que se dá naquilo que é mais simples e mais banal.

Foi esse amor escondido e sem grandes cerimônias o segredo da santidade da Sagrada Família. É esse amor que somos concretamente convidados a viver. Um amor que mora na simplicidade: na solicitude amorosa das mulheres para com seus maridos, na doação generosa e gentil dos homens para com suas esposas, no respeito e na obediência dos filhos para com seus pais e no carinho dos pais para com os filhos (Cl 3,18-21).

Maria, Porta do Céu, interceda pela santificação das nossas famílias!

Um abraço, fiquem com Deus.

Ronaldo e Márcia

Comunidade Sara e Tobias

Acesse o Youtube e inscreva-se em nosso canal.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}