Não seja um casal mais ou menos! – Evangelho para o Casal / 32º Domingo do Tempo Comum – Mt 25, 1-13

Queridos casais, a paz de Jesus!

Vocês são um casal preparado para a volta de Jesus?

Com a parábola das dez virgens, narrada por São Mateus no Evangelho deste domingo, Jesus nos alerta a estarmos sempre vigilantes e preparados para a chegada do Senhor, pois não sabemos o dia nem a hora em que Ele virá (v. 13).

Mais uma vez Jesus compara o Reino de Deus a um banquete de casamento dizendo que dez jovens pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram insensatas e cinco eram prudentes. As jovens prudentes levaram vasilhas com óleo junto com as suas lâmpadas. As insensatas pegaram as lâmpadas, mas não levaram uma reserva de óleo para mantê-las acesas. Quando o noivo chegou, somente as prudentes tinham óleo e as insensatas tiveram que ir comprá-lo. Diz o Evangelho que: “Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou.” (v. 10)

Na época de Jesus, a festa de casamento acontecia na casa da noiva. Fazia parte da cerimônia que as amigas se reunissem com a noiva para aguardarem a chegada do noivo. Este trecho do Evangelho faz referência ao casamento entre Deus e o seu povo, entre Cristo e a Igreja. As dez jovens representam todos nós, que aguardamos ansiosamente a vinda de Jesus.

Quando recebemos o Sacramento do Matrimônio, recebemos o Espírito Santo como comunhão de amor de Cristo e da Igreja, como fala o Catecismo da Igreja Católica (CIC 1624).

Temos que nos abastecer do combustível do Espírito Santo, que é o óleo que manterá as nossas lâmpadas acesas. E como fazer isso? Com a nossa vida de oração diária, a participação frequente nos sacramentos, a busca das virtudes, o perdão e a firme disposição de nos converter e santificar. É esse óleo que vai permitir que entremos com o noivo para a festa de casamento. Mas estamos preparados para esse dia?

Deus não quer que sejamos um casal como aquelas virgens imprudentes, que tinham consciência de que o noivo viria, mas não se prepararam para o encontro com ele. Não podemos ficar adiando a nossa conversão, pois amanhã pode ser tarde demais e podemos encontrar a porta fechada.

 

Maria, porta do Céu, ajuda-nos a manter as nossas lâmpadas acesas para a chegada do teu Filho.

Um abraço, fiquem com Deus.

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}