Caminho, verdade e vida – Jo 14, 1-12

Queridos casais, a paz de Jesus!

O Evangelho deste domingo apresenta um diálogo entre Jesus e os Seus discípulos logo após Ele anunciar que iria deixá-los e que um deles iria traí-lo. Os discípulos ficaram tristes e assustados em função dos sentimentos provocados pela expectativa de perder seu Mestre. Neste contexto é que Jesus começa este Evangelho e diz que o coração deles não deveria se perturbar (v. 1).

Quanta profundidade nestes diálogos, onde as perguntas dos discípulos e as respostas de Jesus indicam muito além do que significam as palavras!

Quando Tomé pergunta a Jesus ‘Como podemos conhecer o caminho?’ (v.5), na verdade ele quer saber como encontrar o verdadeiro sentido da vida.

Esta mesma pergunta perturba os homens e mulheres de todas as épocas da história. E Jesus responde de modo claro e definitivo: EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA!

Somente Jesus tem as respostas para as inquietações da nossa alma:

Nas incertezas da nossa vida pessoal e conjugal, quando não sabemos por onde devemos ir e quais as decisões que devemos tomar, Jesus nos diz: ‘EU SOU O CAMINHO!’

Diante de tantas informações, pensamentos e filosofias de vida, quando não sabemos em que devemos acreditar, Jesus nos diz: ‘EU SOU A VERDADE!’

Quando não sabemos como fazer para não cairmos sob o peso do medo da doença e da morte, Jesus nos diz: ‘EU SOU A VIDA!’

Não existe outra salvação para o casal a não ser Jesus que é Caminho para o Céu, Verdade que dá sentido à nossa existência e Vida verdadeira e em abundância.

Para que cada um de nós, de forma pessoal e conjugal, possa subir por este caminho que é Jesus, é preciso ter vida de oração e fazer continuamente a experiência com Ele. Só assim, iremos seguir os Seus passos e imitá-Lo no amor. Deus nos chama a abandonar os caminhos mundanos e egoístas e a seguir o caminho de Jesus, principalmente no amor ao nosso cônjuge e filhos e no serviço aos outros.

E como é confortador saber que temos um Deus que abriu o Céu para nós por meio de Seu Filho Jesus! Mesmo que, eventualmente, deixemos que as preocupações nos dominem, temos a alegria da certeza de que o Senhor Jesus nos preparou um lugar na Vida Eterna!

No dia 13 de maio a Igreja celebra Nossa Senhora de Fátima. Esta aparição de Maria aos pastorinhos aconteceu na vigência da pandemia da gripe espanhola há pouco mais de cem anos. Peçamos a intercessão de Santa Jacinta e São Francisco Marto, dois dos pastorinhos que viram Nossa Senhora, para que acabe logo a pandemia que vivemos neste século.

Maria, Porta do Céu, ajuda-nos a seguir seu Filho que é Caminho, Verdade e Vida.

Um abraço, fiquem com Deus!

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}