Bom Pastor – Jo 10, 1-10

Queridos casais, a paz de Jesus!

Hoje celebramos o Domingo do Bom Pastor. A liturgia nos propõe o Evangelho de São João onde Jesus compara as atitudes do bom pastor, que entra pela porta do redil e chama as ovelhas pelo nome, com o que fazem os ladrões e assaltantes. Na história da Igreja, nenhuma imagem de Cristo se tornou tão terna para os cristãos quanto esta imagem do bom pastor, o Salvador das ovelhas que dá a sua vida por elas.

Na época de Jesus, o pastoreio em Israel tinha algumas características que se mantém até hoje em algumas regiões mais remotas. Ao anoitecer, os pastores levavam as suas ovelhas e as colocavam em um redil, também chamado de aprisco. Este era um curral (geralmente feito de pedras) para as ovelhas, onde os rebanhos eram reunidos para passar à noite. Um dos pastores passava a noite em vigília e os demais iam dormir. Quando amanhecia, cada um deles iam até o local e chamava as suas ovelhas que, reconhecendo a voz do seu pastor, se dirigiam a ele e ele as levava para pastar e beber. O ladrão não entrava pela porta do redil, mas pulava o muro de pedras para roubá-las.

Jesus nos ensina que, continuamente, o inimigo de Deus quer nos prejudicar. Diferente do bom pastor, o inimigo vem para roubar, matar e destruir. Ele rouba a nossa fé, mata a nossa esperança e destrói a caridade entre nós. Por isso, como é indispensável a Igreja, que nos mostra o verdadeiro pastor, Jesus. Ele não nos conhece de um modo genérico e anônimo, mas nos chama pelo nome, conhece-nos mais do que nós mesmos.

Como é bela a experiência de fé no Rito do Sacramento do Matrimônio! Numa parte da cerimônia, o sacerdote, representando Cristo bom pastor, chama os noivos pelos nomes: ‘Nome do noivo’ e ‘Nome da noiva’, viestes aqui para celebrar o vosso Matrimônio. É de vossa livre vontade e de todo o coração que pretendeis fazê-lo?

Depois, os noivos, seguindo o exemplo de Jesus, assumem o compromisso diante da assembleia dizendo o próprio nome e chamando o outro pelo nome também: Eu, nome do noivo, recebo-te por meu esposo e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida. Dessa forma, também somos chamados a ser bons pastores para o nosso cônjuge.

Um personagem deste Evangelho pode passar despercebido: a figura do porteiro, que abre a porta ao pastor (v. 3). Como batizados, também somos chamados a esta missão de abrir as portas dos nossos corações e, por meio do nosso testemunho, mostrar a todos os que estão ao nosso redor, que Jesus é o verdadeiro pastor que nos liberta da escravidão e nos dá a vida em abundância.

Neste dia especial, que a Igreja celebra o Dia Mundial de Orações pelas vocações presbiterais e religiosas e que também celebra a memória dos apóstolos São Tiago e São Felipe, oremos pelos nossos bispos, legítimos sucessores dos apóstolos. De modo particular, peçamos por Dom Geremias, o pastor que está à frente da Igreja particular de Londrina. Que o Espírito Santo ajude a cada um deles a tomar as decisões corretas frente ao rebanho que lhes foi confiado.

E que Maria, Porta do Céu, abra os nossos ouvidos para a voz de Jesus, nosso Bom Pastor!

Um abraço, fiquem com Deus!

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}