Solenidade da Epifania do Senhor – Mateus 2, 1-12

Queridos casais, a paz do Senhor Jesus!

Neste primeiro domingo do ano civil, celebramos a festa da Epifania do Senhor. Epifania é uma palavra de origem grega que quer dizer manifestação. Dessa forma, é uma solenidade na qual se celebra a primeira manifestação de Jesus aos pagãos. Sim, porque Deus se revelou inicialmente ao povo de Israel. A promessa do nascimento do Messias, que iria libertar o seu povo, foi feita primeiramente aos judeus, é disso que trata o Antigo Testamento.

Esses magos são não-judeus, ou seja, pagãos, que recebem uma inspiração de Deus e vão até Jesus.

Este Evangelho mostra que a salvação é para todos. Ele se complementa na segunda leitura, onde São Paulo fala na sua carta aos Efésios: “…os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio de Evangelho.” (Ef 3, 6).

Dessa forma, após dois mil anos, esta salvação é oferecida a todos nós, inclusive nós, casais, e nossos familiares. Esta manifestação de Deus é para nós HOJE, neste começo de ano e de década. Deus quer se manifestar na nossa vida pessoal e conjugal.

É interessante observar que o Evangelho nos mostra as reações opostas de Herodes e dos magos frente ao nascimento de Jesus. Em Herodes produz perturbação, mas nos magos provoca alegria. Herodes ficou perturbado porque era um rei mundano, voltado exclusivamente para as coisas deste mundo, e a chegada do Messias poderia tirar o seu poder. Por isso, ao ter conhecimento do nascimento de um Rei, herdeiro de Israel, ele dissimula, chama os magos em segredo, mente e justifica suas mentiras.

A experiência que Deus quer fazer com cada casal é a mesma experiência dos reis magos: uma alegria transcendente, produzida pela fé! É a alegria de quem encontrou o bem maior, o tesouro escondido ou a pérola preciosa (Mt 13, 44-46). Deus quer tirar todo mundanismo da nossa casa e colocar a Sua alegria.

Mas, para isso, Deus conta com o nosso esforço. Vejamos, os reis magos eram procedentes da Pérsia, atual Irã, e devem ter viajado centenas de quilômetros para adorar Jesus. Também nós, em condições infinitamente melhores que eles com diversas igrejas ao nosso redor, somos chamados a adorar Jesus na participação da missa neste domingo e receber seu corpo e sangue na Eucaristia.

Cada presente oferecido a Jesus pelos magos possui um significado. Segundo a interpretação dos Padres da Igreja, o ouro representa a realeza de Jesus, o incenso a sua divindade e a mirra a sua Paixão. Nós casais, somos chamados a dar estes 3 presentes a Jesus: o ouro do nosso reconhecimento d’Ele como Rei e Senhor do nosso casamento, o incenso da nossa vida de oração e vida sacramental, e a mirra dos nossos sacrifícios.

Assim como a casa de José foi um lugar onde os magos encontraram Jesus e Maria, nossa casa também deve ser um lugar onde podemos encontrar a Sagrada Família. Ela se faz presente também nas casas onde acontecem as reuniões dos Grupos de Partilha de Casais (GPC). Da mesma forma como Deus recompensou a fidelidade e a perseverança dos magos, Ele também nos recompensa com o encontro com Jesus nas nossas reuniões mensais de GPC.

Ao final deste Evangelho, vimos que os reis magos retornaram para sua casa por outro caminho. Este é o resultado da fé: nossa conversão. O casal, quando faz a experiência do encontro com da própria pequenez com a grandeza de Jesus, o próprio Deus que se fez homem, é chamado a mudar sua vida pessoal e conjugal. Jesus quer que abandonemos o pecado e nos configuremos a Ele.

Os reis magos, ao entrarem na casa, encontraram o menino com sua mãe, Maria.

Quem se aproxima de Maria, encontra Jesus. Peçamos a Nossa Senhora, Porta do Céu para todos os casais e famílias da Comunidade Sara e Tobias, que continue a interceder por cada um de nós.

Um abraço, fiquem com Deus!

Ronaldo e Márcia

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}