Casais firmes na fé e na esperança! – Evangelho para o Casal / 13º Domingo do Tempo Comum – Lc 21,5-19

Ao nos aproximarmos do final do ano litúrgico, o Evangelho nos traz parte do anúncio sobre os últimos tempos, que Jesus fez quando percebeu que algumas pessoas se admiravam com a magnitude do Templo.

Quando foi questionado pelos discípulos sobre quando aconteceria isso, Jesus respondeu que haveria várias dificuldades como a chegada de falsos profetas, guerras, catástrofes naturais, perseguições e prisão dos que creem. Ao final, Jesus garantiu a Sua presença com eles e concluiu com uma promessa: “É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!” (v.19).

Com estas palavras, Jesus não quis deixar os discípulos desesperados, muito menos nós que ouvimos estas palavras hoje. Pelo contrário, Jesus faz o convite para que cresçamos na fé, na esperança e na caridade.

No Evangelho de São Lucas, esta passagem se situa imediatamente antes da paixão e morte de Jesus. Dessa forma, Jesus faz orientações sobre o que fazer no tempo entre a Sua ressurreição e a Sua segunda vinda, ou seja, o tempo da Igreja. Com esse discurso, Jesus define a missão da Igreja na história: dar testemunho do Evangelho e construir o Reino de Deus.

A história da Igreja é justamente uma luta entre o bem e o mal e tem muito a nos ensinar. Quando São Lucas escreveu o Evangelho, os cristãos já sofriam perseguições, tanto dos judeus como dos romanos. O que os cristãos fizeram? Pela força do seu testemunho, transformaram o mundo pagão, convertendo povos e impérios. 

Nestas últimas décadas, onde vemos uma espécie de neopaganismo, onde vemos voltar sinais de morte que haviam sido eliminados pelo cristianismo, Deus nos chama a transformar novamente a sociedade pelo nosso testemunho. 

Como casais, diante das dificuldades atuais e futuras, o Senhor nos convida a não ficar como os discípulos centrados no “como” e no “quando” será o fim, mas na salvação que vem de Deus e na certeza da assistência do Espírito Santo nas maiores dificuldades. O medo não pode nos roubar essa certeza e nos paralisar! Mesmo quando Deus parece não ouvir nossas orações, Ele está agindo no tempo e na história.

Por mais estranho que possa parecer, os sofrimentos que Deus permite na nossa vida são sinais do Seu amor para conosco. Eles são preciosas ferramentas nas mãos de Deus, que se utiliza deles de diversas maneiras para o nosso bem. Deus não quer que nos apeguemos a esse mundo passageiro e cheio de ilusões que podem nos afastar do Senhor. 

As perseguições também são ocasiões preciosas para testemunhar que Jesus é o Senhor. Mesmo pequenas perseguições por defender aquilo que acreditamos – a indissolubilidade do matrimônio como vontade de Deus para o homem e a mulher, a inviolabilidade da vida humana, a beleza das diferenças entre homem e mulher que foram criados para se complementarem e a família como projeto de amor e base da sociedade – podem nos ajudar a sermos casais melhores e mais próximos de Jesus.

Diante das tribulações, não podemos nos esquecer da principal luta: a busca pela santidade!

Diante das tribulações, não podemos nos esquecer da principal luta: a busca pela santidade! Isso não quer dizer que precisamos ficar alienados dos problemas ao nosso redor, muito menos ser esmagados pelo mal que parecer vencer, muito pelo contrário.

As coisas aparentemente simples como o trabalho quotidiano feito com amor, o esforço pessoal para crescer nas virtudes, os gestos de caridade dentro da nossa família, o tempo dedicado aos nossos filhos, o serviço a Deus como casal, tudo isso é fecundo nas mãos de Deus. Ainda que possam parecer insignificantes, tais atitudes são respostas de fé e esperança capazes de transformar vidas.

Jesus quer que nós, casais, permaneçamos firmes na nossa missão para ganhar a vida. Mas Ele não quer somente que cumpramos a nossa missão por meio de um casamento fecundo, mas, sim, que alcancemos a nossa meta principal: a Vida Eterna.

Maria, Porta do Céu, ajuda-nos a ficarmos firmes nas provações!

Um abraço, fiquem com Deus!

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

Ano 3 – nº 146 – 13/11/2022

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}