Matrimônio, Família e Vida: CONFIRMA! – Evangelho para o Casal / 27º Domingo do Tempo Comum – Lc 17,5-10

Neste domingo, Jesus nos fala sobre a importância da fé. Ao pedido dos apóstolos, Jesus exorta: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria” (v. 6).

Jesus, o filho do carpinteiro (conforme Mt 13,55), deveria entender de madeiras e árvores. É bem provável que tenha ajudado seu pai adotivo São José na carpintaria de Nazaré. Jesus sabia que era muito difícil arrancar uma amoreira, árvore que atinge até 6 metros de altura na sua fase adulta e que possui raízes profundas.

Da mesma forma, nós precisamos pedir a Deus o dom da fé para que ele produza em nós uma verdadeira conversão que seja capaz de arrancar de nossa vida as situações mais profundas de pecado. Ora, nossa fé não se baseia apenas em seguir algumas verdades, mas sim seguir verdadeiramente o Mestre Jesus.

A fé deve fazer com que tenhamos um casamento fundamentado na caridade, mas também na esperança, com a certeza de que o Reino de Deus vencerá no final. Mas nossa fé não deve ser passiva, esperando que tudo se resolva sem a nossa participação. Ter uma fé ativa significa que nós trabalhamos para que a vontade de Deus aconteça neste mundo, apesar do mal parecer triunfar.

No próximo dia 02 de outubro, teremos as Eleições Gerais no Brasil, nas quais serão eleitos os deputados estaduais e federais, os senadores, os governadores e o presidente da República. Não podemos ficar alheios a este processo, pois, quando os bons se ausentam, os maus podem assumir o controle das instituições e impor valores contra o Reino de Deus. Na Exortação Apostólica Evangelli Gaudium, o Papa Francisco nos orienta: “A política, tão denegrida, é uma sublime vocação, é uma das formas mais preciosas da caridade, porque busca o bem comum” (EG, 205).

Assim como nosso baluarte, São João Bosco, a Comunidade Sara e Tobias não possui qualquer orientação político-partidária. Quando perguntavam a Dom Bosco qual era sua posição frente às diferentes correntes políticas e partidos, ele costumava repetir: “Minha política é a do Pai-Nosso!”. Com isso, queria dizer que ele, como sacerdote, se ocupava basicamente de instaurar o reinado de Cristo nas almas dos jovens e de todos os que o procuravam. Dessa forma, mesmo sem qualquer filiação partidária e sem defender qualquer sistema de governo, São João Bosco foi uma grande força política na sua época porque trabalhou pelo bem maior dos homens: a sua salvação.

Essa é a missão da nossa Comunidade: que todos os casais e filhos que fazem parte da Família Sara e Tobias alcancem a santidade!

Essa é a missão da nossa Comunidade: que todos os casais e filhos que fazem parte da Família Sara e Tobias alcancem a santidade! No entanto, como uma comunidade católica que evangeliza casais jovens e que procura formar comunidades familiares a partir do sacramento do matrimônio, existem algumas questões que nos são caras e inegociáveis. Não podemos concordar com candidatos ou mesmo partidos que possuem pautas que atentam contra o matrimônio, a família e a defesa da vida.

Inclusive, entre os dias 01 e 08 de outubro deste ano, a Igreja Católica em todo o país vivencia a Semana Nacional da Vida 2022 e o Dia do Nascituro e o tema escolhido para ser refletido e aprofundado é: “Serviço à vida: caminho de fecundidade” .

A Comunidade Sara e Tobias é uma comunidade católica e crê e professa tudo o que a Santa Igreja Católica Apostólica orienta sobre a fé e sobre a moral cristã. 

A respeito do matrimônio e da família, o Catecismo da Igreja Católica afirma que: 

“Um homem e uma mulher, unidos em casamento formam com os seus filhos uma família. Esta disposição precede todo e qualquer reconhecimento por parte da autoridade pública; impõe-se a ela (isto é, não depende da autoridade civil para se constituir) e deve ser considerada como a referência normal, em função da qual devem ser  avaliadas as diversas formas de parentesco” (CIC 2202).

Em relação à defesa da vida, o Catecismo orienta:

“A vida humana deve ser respeitada e protegida de maneira absoluta a partir do momento da concepção. Desde o primeiro momento da sua existência, o ser humano deve ver reconhecidos os seus direitos de pessoa, entre os quais o direito inviolável de todo ser inocente à vida” (CIC 2270).

Em unidade com a Igreja regional, trazemos algumas orientações para a escolha do voto nessas eleições que constam na Cartilha de Orientação Política 2022 da CNBB – Regional Sul 2. Na página 8 deste subsídio, constam os cinco critérios essenciais para escolher um candidato:

1 – Caráter: nunca ter se envolvido em corrupção.

2 – Valores: conhecer a história pessoal e familiar.

3 – Defensor da Vida: desde a concepção até o seu fim natural.

4 – Projeto de governo: que não esqueça dos pobres e mais fragilizados.

5 – Competência: para ser um líder político e administrar os recursos públicos.

Zelar por aquilo que é mais importante e obedecer a Deus não é somente uma possibilidade: faz parte da nossa missão como casal e como família. Por isso Jesus termina o Evangelho deste domingo dizendo: “Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer”’ (v. 10).

Maria, Porta do Céu, que o vosso Imaculado Coração triunfe sobre a nossa nação!

Um abraço, fiquem com Deus.

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

Ano 3 – nº 142 – 02/10/2022

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}