Qual é o lema bíblico do seu casamento? – Evangelho para o Casal / 26º Domingo do Tempo Comum – Lc 16,19-31

Este domingo a liturgia nos traz como tema principal a necessidade de não nos apegarmos aos bens deste mundo e tratar com caridade os mais necessitados que estão ao nosso redor.

Entretanto, por se tratar do mês da Bíblia, hoje queremos refletir sobre a importância das Sagradas Escrituras na vida do casal.

São Paulo nos diz na segunda leitura: “Tu, que és um homem de Deus, foge das coisas perversas, procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza, a mansidão. Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e pela qual fizeste tua nobre profissão de fé diante de muitas testemunhas” (1Tm 6,11-12).

Essa palavra se aplica muito bem à nossa vida conjugal. Precisamos nos afastar do pecado e de tudo aquilo que provoca discórdia, principalmente dentro da nossa casa, e crescer nas virtudes que nos levam a sermos pessoas melhores. De fato, é uma luta constante que teremos até o momento da morte nos separar.

O Catecismo da Igreja Católica explica como devemos proceder para vencer aquilo que nos separa um do outro: “Para curar as feridas do pecado, o homem e a mulher precisam da ajuda da graça que Deus, em sua misericórdia infinita, jamais lhes recusou. Sem esta ajuda, o homem e a mulher não podem chegar a realizar a união de suas vidas para a qual foram criados ‘no princípio’” (CIC 1608).

Nosso casamento é um dom de Deus, caminho especial de santificação

Nosso casamento é um dom de Deus, caminho especial de santificação. Justamente por isso, na nossa casa vivemos uma luta cotidiana entre a vontade de Deus e as nossas paixões desordenadas, que podemos chamar de batalha espiritual a dois. E para batalhas espirituais são necessárias armas espirituais.

O inimigo de Deus quer destruir o matrimônio pois sabe que este sacramento tem a missão de dar origem a famílias que busquem a santidade. Infelizmente, nem todos os cônjuges têm a noção exata do que é realmente o sacramento que estão selando diante do altar do Senhor. Muitos até pensam que é uma bênção que o padre dá assim como o faz a um carro ou a uma imagem ou medalha de Nossa Senhora ou algum outro santo. Não! No Sacramento do Matrimônio recebemos uma graça que santifica os cônjuges.

Para que esta graça de Deus aja no nosso casamento, é fundamental que cultivemos nossa espiritualidade. Dessa forma, a vida espiritual do casal não é um simples detalhe, mas condição indispensável para permanecermos juntos conforme a vontade de Deus.

Não se trata de dedicar um período grande de tempo na nossa rotina corrida, mas de retirar um momento para o casal rezar juntos, ainda que sejam alguns minutos por dia. Se não priorizarmos um tempo ou mesmo se quisermos idealizar uma forma de oração perfeita, nunca rezaremos juntos.

As Sagradas Escrituras são uma forma privilegiada de cultivar a espiritualidade conjugal

Uma forma privilegiada de cultivar a espiritualidade conjugal é por meio das Sagradas Escrituras. Por meio da leitura e meditação de um trecho da Bíblia, podemos ouvir o que o Senhor quer falar ao nosso coração e para o nosso casamento. Inclusive, a proposta da reflexão que fazemos semanalmente é justamente esta: a partir do Evangelho ou de alguma das leituras do Domingo, refletir qual é a mensagem que Deus tem para nós.

De forma concreta, todos os dias podemos pegar um ou mais versículos bíblicos da liturgia diária que são proclamadas em todas as missas (leituras, salmo ou Evangelho), ou ainda qualquer outro trecho das Sagradas Escrituras, e rezar juntos a partir do texto lido. Também existem vários sacerdotes que oferecem excelentes reflexões diárias sobre o Evangelho do dia, que estão disponíveis gratuitamente em algumas plataformas digitais e que podem ser assistidas ou ouvidas enquanto o casal faz alguma atividade juntos, como por exemplo, estão se preparando para o trabalho ou tomando o café da manhã ou mesmo a caminho da escola das crianças.

A Comunidade Sara e Tobias também oferece uma oração diária para o casal por meio do nosso site (www.saraetobias.com.br), geralmente baseada num versículo bíblico. Todos os dias é possível acessá-lo e fazer uma breve oração conjugal. Estes poucos minutos de espiritualidade realizados diariamente podem salvar um casamento.

Uma bela tradição da Igreja que os diáconos, sacerdotes e bispos fazem é escolher um lema, geralmente baseado num versículo bíblico e que seja significativo com a missão ou a própria história pessoal, a fim de exercer o ministério ordenado. Por exemplo, Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina, tem como lema episcopal a frase “Reconheceram-no ao partir o pão”, evocando a passagem dos discípulos de Emaús (Lc 24,31), que reconheceram Jesus ressuscitado quando ceavam com Ele.

Nós, que recebemos o sacramento do Matrimônio, também podemos fazer como os ministros ordenados e escolher um versículo bíblico como lema. Nós, Márcia e Ronaldo, escolhemos como lema matrimonial ser “Sal da terra e luz do mundo”, baseado em Mt 5, 13-14. Essa é a missão para a qual Deus nos chamou e que assumimos para o nosso casamento.

Se vocês não têm um lema para o seu casamento, por que não escolher um? Façam um momento de oração e peçam ao Espírito Santo que revele a vocês um lema que defina ou projete a missão que Deus designou para o seu matrimônio.

Maria, Porta do Céu, ensina-nos a amar a Palavra de Deus.

Um abraço, fiquem com Deus.

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

Ano 3 – nº 141 – 25/09/2022

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}