Volte para sua casa e ame sua família! – Evangelho para o Casal / 24º Domingo do Tempo Comum – Lc 15,1-32

O Evangelho deste domingo traz algumas parábolas que nos mostram a infinita misericórdia de Deus. Das três parábolas que Jesus nos conta hoje, se destaca a parábola do Filho Pródigo, considerada por alguns como a mais bela do Evangelho. Na alegria deste pai que acolhe o filho que esbanjou todos os seus bens numa vida desregrada, podemos enxergar a nossa própria história. 

Quando o filho mais velho reclama da festa que é feita para celebrar o retorno do filho mais novo arrependido, o pai também o acolhe e diz: “Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado” (vv.31-32).

Na Sua sabedoria, Jesus enquadra as principais formas de nos afastarmos do amor de Deus: ou nos afastamos porque gastamos a nossa vida em coisas fúteis e que nos distanciam de Deus, ou então achamos que já somos perfeitos e não precisamos da misericórdia divina. 

De certa forma, podemos olhar a abundância de bens deste pai a qual os dois filhos tinham direito e comparar com as missões que Deus confiou a cada um de nós. De modo particular, a missão de ser pai, ser mãe, ser filhos e mesmo ser irmãos.

Cada vez mais a família vem sendo atacada pelo inimigo de Deus.

Cada vez mais a família vem sendo atacada pelo inimigo de Deus. Isso acontece de forma contínua e por diferentes maneiras, como com a disseminação das ideologias anticristãs, por meio de notícias publicadas em mídias tendenciosas ou mesmo por pressão de grupos específicos que tentam limitar a vida por meio da criação de leis disfarçadas de políticas públicas.

Não é à toa que isso ocorre, existe uma estratégia bem organizada para acabar com a instituição família, pois ela é a base de qualquer sociedade saudável onde as pessoas são verdadeiramente livres. Infelizmente, acabar com o casamento entre o homem e a mulher, como criados no projeto original de Deus, é destruir a família, sonho do Criador para a humanidade.

Cada pessoa tem uma missão dada por Deus dentro de um estado de vida.

Cada pessoa tem uma missão dada por Deus dentro de um estado de vida. Nós, casados, temos a missão de nos santificarmos por meio do sacramento do matrimônio. Não somente no dia da cerimônia do nosso casamento, mas principalmente no quotidiano da vida conjugal.

Mas podemos fazer como o filho mais novo, que abandonou a casa paterna e perdeu-se em comportamentos que só o afastaram do pai. Nossa principal missão é sermos uma família conforme os planos de Deus, mas podemos nos perder gastando nossa vida focados exclusivamente na aquisição de bens materiais, ou em conquistar uma carreira profissional a qualquer custo, ou ainda em querer somente aproveitar todos os prazeres que o mundo pode nos dar.

Deus quer que sejamos um casal conforme o Seu coração.

Deus quer que sejamos um casal conforme o Seu coração. Numa entrevista, perguntaram à madre Teresa de Calcutá, uma das grandes santas do século XX, sobre como promover a paz mundial. Ela respondeu prontamente: “Se você quer mudar o mundo, volte para sua casa e ame sua família!” Santa Madre Teresa nos dá a receita para sermos uma família segundo o coração de Deus. 

Isso implica em nos dedicarmos à vida secular no trabalho, em casa ou mesmo em algum tipo de lazer saudável, mas sem esquecer que nossa principal missão está dentro da nossa casa. Cuidar do outro cônjuge, saber entender quando ele está passando por uma fase difícil ou mesmo quando está numa crise pessoal, perdoar seus comportamentos que magoam, tudo isso está dentro do que Deus espera de nós.

Da mesma forma, também temos a missão de dar a vida pelos nossos filhos. Vivemos um momento complicado da história, onde é fácil prolongar o expediente de trabalho por meio das mídias digitais. Essas mídias também podem fazer com que estejamos em casa, mas alheios ao que acontece no nosso lar porque ficamos mergulhados no mundo virtual. Precisamos estar atentos para o tempo que dedicamos aos nossos filhos, principalmente se eles ainda são crianças. A presença do pai e da mãe em casa oferecendo tempo de qualidade aos filhos é imprescindível para o seu amadurecimento sadio. A missão espiritual do pai e da mãe não pode ser terceirizada.

A parte mais bela desta parábola é o comportamento do pai, que acolhe os dois filhos apesar dos seus erros e dá a eles a oportunidade de recomeçarem. Por meio deste Evangelho, Jesus nos mostra que nós podemos abandonar nossos comportamentos egoístas e reescrever uma nova história conjugal e familiar.

Para finalizar esta reflexão, sugerimos que vocês façam uma oração. Segurem nas mãos um do outro e olhem para o seu lar. Se vocês tiverem filhos, tragam-nos para perto para que eles participem também. Agradeçam a Deus pela bela missão de ser pai e de ser mãe. Louvem por este bem precioso da família que vocês constituíram. Agradeçam também pela casa de vocês, por ela ser o principal local de santificação que Deus lhes deu.

Maria, Porta do Céu, interceda para que nunca esqueçamos a missão de ser família conforme a vontade de Deus!

Um abraço, fiquem com Deus.

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

Ano 3 – nº 139 – 11/09/2022

 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}