Maria tem pressa de entrar na sua família – Evangelho para o Casal / Solenidade da Assunção de Nossa Senhora – Lc 1,39-56

Hoje, celebramos a Assunção de Nossa Senhora, solenidade especial para nós, católicos. Maria subiu ao Céu de corpo e alma. Nascendo sem o pecado original, teve o livre arbítrio, assim como nós. Porém, ela foi totalmente fiel a Deus. Por isso, foi elevada ao Céu após cumprir a sua missão neste mundo. Assim como Maria, queremos estar, um dia, de corpo e alma na eternidade. 

O Evangelho que a liturgia nos traz neste domingo é o da Visitação, onde Nossa Senhora vai visitar sua prima, Santa Isabel. Assim que soube da gravidez da sua parenta, “Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo” (vv.39-41).

É uma grande alegria ser católico e ter uma mãe tão boa! Tanto que é difícil falar de maneira teórica de Maria, é mais simples falar a partir de situações concretas sobre nossa experiência com a Mãe de Deus.

Ver o mundo com os olhos de Maria

Alguns anos atrás, foi amplamente divulgada uma notícia sobre um menino que havia sido adotado logo na maternidade. Por ter sido prematuro e nascer com cerca de 500 gramas, suas retinas não se desenvolveram, ele era deficiente visual e tinha outras deficiências. Sua mãe, torcedora de um time de futebol brasileiro, desde cedo levou seu filho para os estádios. Como o menino era cego, a mãe narrava todos os jogos para seu filho. O menino sabia cada lance do jogo, vibrava com os gols, sabia quando o time não ia bem, tudo isso através dos olhos de sua mãe. A notícia chamou tanto a atenção que mãe e filho foram eleitos os torcedores do ano em 2019 pela FIFA na tradicional premiação dos melhores da temporada.

Da mesma forma, nós somos cuidados por Maria. Nossos pecados e nossa falta de fé são as principais deficiências que temos e nos impedem de ver de forma correta a realidade. Por isso, precisamos ver o mundo com os olhos de Nossa Senhora. Muitas vezes, somos tomados por pessimismo e desânimo frente às dificuldades com o nosso casamento e com a nossa família, mas ela não. Maria sabe que todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus e nos indica o caminho correto que nós, pais e mães, precisamos trilhar. Não para ganhar um prêmio internacional, mas para que todos da nossa família cheguem à Vida Eterna com Deus.

A Porta da Esperança

Entre as décadas de 1980 e 1990, uma emissora nacional de TV exibia um programa chamado Porta da Esperança. Era um programa que tinha por objetivo atender algum sonho ou desejo de uma pessoa. Milhares de telespectadores enviavam cartas com uma necessidade, com um desejo ou mesmo a vontade de conhecer ou reencontrar alguém. Algumas cartas eram selecionadas e as pessoas eram convidadas a participar do programa. Em determinado momento, era apresentada a história da pessoa e o seu desejo. Depois disso, era pedido para abrir a porta da esperança, para ver se o desejo da pessoa seria realizado pela direção do programa ou benfeitor. 

Mas, ainda que algumas pessoas realizassem seus desejos, essa porta da esperança não era verdadeira, pois a verdadeira Porta da Esperança é Maria! Nossa Senhora sabe das nossas reais necessidades e não nos decepciona nunca. Maria sabe daquilo que realmente precisamos e, mais do que bens temporais, quer nos dar graças espirituais. Olhamos para nossa família e para o mundo que nos rodeia e vemos tantos sinais de desamor, tanto egoísmo, tanta violência, que somos inundados pela falta da esperança. Mas ela, nossa mãe medianeira, quer nos conduzir ao Céu. Se pedirmos sua intercessão, irá nos ajudar para que sejamos pais e mães conforme o coração de Deus e cuidará também dos nossos filhos.

A oração do terço em família

Temos o costume de rezar o terço durante as viagens de carro. Em mais de uma ocasião, em que houve perigo real de um acidente de trânsito, estávamos rezando o terço. Temos certeza que Nossa Senhora cuidou de nós nestas ocasiões, nos protegendo para que não houvesse qualquer problema.

Com a graça de Deus, adquirimos a prática da oração diária do terço em família. Antes, fazíamos a oração do terço em família uma vez por semana. Mas, depois da pandemia, com a dificuldade de irmos à Igreja quando houve a restrição das atividades, passamos a rezá-lo diariamente. 

Graças à Nossa Senhora, que cuidou de nós durante a pandemia, houve a experiência de aumentar nossa fé como família, tanto que continuamos com esta oração familiar diária até hoje. Inclusive, hoje, celebramos o dia da vocação religiosa e temos a certeza que a oração do terço foi fundamental para o discernimento vocacional de uma de nossas filhas que ingressou na ordem carmelita no ano passado. 

Queridos irmãos, insistimos na devoção à Nossa Senhora não como um modismo, que logo passa, mas como uma ajuda fundamental para nossas famílias. Maria tem pressa de entrar na nossa casa, assim como teve de ir para a casa de Isabel. Ela não foi lá para ser exaltada, mas para servir. 

Quais foram os frutos da visita de Maria na família de Isabel e Zacarias? Jesus entrou naquela casa, João Batista transbordou de alegria, Isabel ficou cheia do Espírito Santo e todos foram cuidados pela Mãe de Deus. A mesma coisa Maria quer fazer com a nossa família: quer nos trazer a presença de Jesus, fazer com que sejamos pais e mães cheios do Espírito Santos e encher de alegria os nossos filhos.

Maria, Porta do Céu, entra na nossa casa e cuida da nossa família!

Um abraço, fiquem com Deus.

Márcia e Ronaldo 

Comunidade Sara e Tobias

Ano 3 – nº 136 – 21/08/2022

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}